MENU

Podcast Tricô de Pais

Desça para ler

Um podcast de pais sobre a paternidade supimpa! Thiago Queiroz, Victor Ourives e Thiago Berto sentam para um bate-papo sobre a paternidade ativa e sobre as suas vivências. Somos um podcast quinzenal, e os episódios são publicados às quintas, às 10:00.

Victor Ourives
Victor Ourives
Thiago Berto
Thiago Berto
Thiago Queiroz
Thiago Queiroz

Assine o podcast!

Tricote com a gente!

Quer ajudar o Tricô?

  • Pedro Gurgel

    Não tem mais como baixar o podcast?

    • http://paizinhovirgula.com/ Thiago Queiroz

      Pronto, download tá de volta! Eu estava tentando deixar o player mais bonito 🙂

  • http://paizinhovirgula.com/ Thiago Queiroz

    Afffff, ninguém merece avós querendo dar porcaria pros nossos filhos. Haja empatia para não dar patada, né? Obrigado pelo comentário!

  • André Villa

    Fala garela, sou André, pai do Caetano de 2 anos …. to meio atrasado, só escutei o primeiro e achei show… fora a coragem de dizer que também é nossa obrigação de cuidar dos pequenos (o que concordo plenamente)… me identifiquei MUITO quando falaram do que o trabalho é um descanso…. é isso..
    Ah, desculpem ai… mas vou usar o ” mini treta” pro meu pequeno…..
    Valeu, vou escutar o 002.

    abraço

    • http://paizinhovirgula.com/ Thiago Queiroz

      Valeu, querido!

      E depois não esquece de dizer o que achou dos outros episódios 😉

  • Gabriel Godinho

    Olá Pessoal.
    Primeiramente gostaria de agradecer pelo trabalho que vocês tem feito no blog e no podcast, pra quem está se preparando para se aventurar nessa viagem que é ser pai o conteúdo de vocês é muito importante.
    Eu e minha esposa estamos grávidos de 4 meses (na data desse comentário). Tenho um lance meio família, adoro meus pais, acho que minha criação foi perfeita em todos os sentidos, por isso, desde a adolescência (tenho 30 agora) tenho uma expectativa muito grande sobre a paternidade. Mas acontece que desde que soubemos da gravidez (não foi planejada, mas foi muito querida) a minha reação foi diferente do que eu esperava, foi um misto de preocupação e ansiedade, o que me fez afundar no trabalho para conseguir mais grana pro momento em que o filho viesse, e agora sinto que não estou envolvido o suficiente no processo da gestação, ou que esse momento está passando e eu não estou aproveitando como deveria/gostaria. É como se eu não estivesse explodindo de felicidade como sempre achei que estaria e isso me preocupa bastante.
    Enfim, gostaria que de ouvir de vocês sobre esse processo de recepção da notícia, das reações de vocês ou de quando caíram na realidade.
    Sei que já abordaram isso no “piloto” mas uma aprofundada no tema poderia me ajudar a ficar mais tranquilo.
    Um grande abraço!

    • http://paizinhovirgula.com/ Thiago Queiroz

      Fala, Gabriel!

      Em primeiro lugar, parabéns pela gravidez! Eu super entendo a sua reação, sabe? A gente surta mesmo, achando que não vamos dar conta. E daí, como a gente pensa que a grande questão é o dinheiro para pagar as coisas, a gente acaba focando nisso. Mas é só o bebê nascer que a gente percebe que tem coisas muito mais importantes além do dinheiro 🙂

      Ótima sugestão de podcast, vou falar com os meninos!

      Abraços para vocês dois!

  • Fillipe Maciel Sousa

    Eu queria cadastrar o feed no app que uso para ouvir podcast. Não dá pra fazer isso não?

  • Ana Pimenta Ribeiro

    hahaha Joelinho de Porco é foda! Meu filho (sim, é um lindo menininho de 9 meses e meio, o Theo) não tem apelido culinário típico alemão. Se tivesse, a contar pela preferência dos pais, provavelmente seria Barrilzinho ou Tonelzinho de Cerveja. Cervejinha ou Bierchen também poderia funcionar… Os apelidos atualmente em uso tão mais para Teco, Teteco, Teleco ou, nos momentos mais sérios, Teobaldo ou Teobaldinho.
    Parabéns pelo programa! Deixo a sugestão de um tópico futuro que desenvolva mais a questão da reprodução de machismos e outros estereótipos estúpidos na criação dos filhos. Sei que o exemplo de casa é o que mais importa, mas sempre tem um amiguinho ou parente que vai vir dizer que menino não pode vestir rosa, que ele tem que ser pegador ou que a menina tem que ser contida, entre outras besteiras sem tamanho que continuam sendo perpetuadas por aí. Sinto um grande desafio e depois que meu filho nasceu tenho buscado mudar muito. Ter um menino tem feito de mim cada dia mais feminista, exatamente por ver que é necessário minimizar o efeito externo de uma cultura machista predominante. Enfim, papo longo pra outro momento…
    Grande abraço pra vocês, para as bravas mães e pras crias!
    P.S.: no quesito cerveja artesanal o Brasil dá de mil na Alemanha. E aqui em casa acabou que o alemão tem aprendido muito mais de cerveja com a brasileira do que vice-versa. Assim seguimos desconstruindo estereótipos 🙂

    • http://paizinhovirgula.com/ Thiago Queiroz

      Oi, Ana!

      Adorei a sugestão, daria um ótimo programa 🙂

      Grande abraço para vocês!

  • Danielle Takahase

    Thiago (ou um dos outros guris, não sei quem poderia ajudar), queria mandar um email mas tô mais lesada do que acredito que seja… 😀 😀 Não encontro o endereço! Poderiam me passar por favor? Abraços, eu e o marido amamamos os podcasts!!!

  • Gabriel C. Duarte

    Povo! Obrigado pelo trabalho de vcs! Cheguei aqui depois da surubinha podcastal ocorrida no #Radiofobia . Estou adorando e sendo pai de dois, André de 4 anos e Sofia Liesel de 5 meses, sempre senti falta. continuem firmes e que vocês continuem crescendo. Abraços.

    • http://paizinhovirgula.com/ Thiago Queiroz

      Opaaaa, seja bem-vindo, Gabriel! Muito obrigado por chegar mais e tricotar com a gente 🙂

      Abração!

  • Danielle Takahase

    Mandei email sobre o episódio 7 (e outras coisas), será que vocês não receberam? Ou foi muito grande? Ou foi péssimo? Ou tudo isso junto? Ahhh gente, gostamos tanto de vocês, nem que seja pra xingar, responde por favor!!!! Abraço aos pais tricoteiros mais supimpas do universo podcastal!!! 😀 😀 😀

    • http://paizinhovirgula.com/ Thiago Queiroz

      Oie Danielle! Seu email tá aqui guardadinho, é que ele literalmente quando a gente estava terminando de gravar nosso episódio, então não deu para ler. Mas fica tranquila que ele entra no próximo 😉

  • rupert

    Manos, que tal botar referencias nas postagens? Tipo, se vocês citam um vídeo, filme, site ou sei lá o que, dai vocês botam o link na postagem. Quebra um galhão pra nóis! =D Ah, vcs já estão no meu TOP 5 de podcasts favoritos, logo viro patrão dessa bagaça. Um abraço! o/

    • http://paizinhovirgula.com/ Thiago Queiroz

      Fala, Rupert!

      Cara, a gente sempre bota sim, na página do post de cada episódio. Essa página aqui é tipo um player para facilitar ouvir todos os episódios, mas se você for no post de cada episódio, deve achar lá as referências.

      Se tiver alguma de fora, me avisa que eu corrijo 😀

      E, pô, ficamos super honrados em ser seu top 5!!!

      • rupert

        ah, beleza.. vacilo meu então.. =P
        abraço!

        • http://paizinhovirgula.com/ Thiago Queiroz

          Que isso, vacilo nada 😉

  • alex heavy

    Boa tarde galera,Conheci o trabalho de vocês através do Radiofobia.
    Identifiquei-me muito com vocês pois sou Pai recente de um menino lindo chamado Lucca que completou 6 meses no ultimo dia 12/10.
    assim que arrumar um tempo da correria do dia-a-dia relato minha experiencia de paternidade…
    Abraços…. belo trabalho
    Ass: Alex Cordeiro

    • http://paizinhovirgula.com/ Thiago Queiroz

      Fala, Alex! Seja bem-vindo ao nosso podcast! Por ser ouvinte do Radiofobia, é gente boa com certeza 😀

  • TheMustella

    Tem gente que não tá nem perto da realidade de se tornar pai, mas que adora vocês <3

    • http://paizinhovirgula.com/ Thiago Queiroz

      Ahhhhhhhhhhhhh <3

  • Marcelo De Carvalho Ortolani

    Kakaka, eu também nunca fui a tantas festinhas de aniversário como fui depois de ser pai!!!

    Fizemos a festa de um ano do Pedroca aqui em casa, bem simples, foi legal. Fizemos bolhas de sabão gigantes aqui em casa, é bem fácil de fazer, só procurar no youtube.

    Adoro o podcast de vocês, espero que eu possa me tornar apoiador em breve, vocês me ajudam a corrigir minhas muitas falhas e prosseguir nessa busca por ser metade do pai que meu filho merece…

    • http://paizinhovirgula.com/ Thiago Queiroz

      Ahhh, Marcelo! Que bacana saber que a festa que fizeram em casa foi bacana! Você deu uma ótima ideia para as bolhas de sabão gigantes, os meninos vão pirar! E obrigado por acompanhar o nosso trabalho, mesmo sem apoiar financeiramente, você já apoia a gente seguindo e comentando 🙂

  • http://www.budhi.com.br Evert

    kkkkkkkkkkkkkk

    Pessoal vcs são ótimo!!

    Coca-cola foi demais!!!

    rsrsrs

    Abração

    • http://paizinhovirgula.com/ Thiago Queiroz

      Hehehehehe, abraço!

  • Marcelo De Carvalho Ortolani

    Chorei no trabalho quando ouvi “eu obedeço o tio porque ele me dá amor, carinho e atenção”. Fui ao banheiro lavar o rosto pra não passar vergonha

    • http://paizinhovirgula.com/ Thiago Queiroz

      Todos nós, amigo. Todos nós 🙂

  • Dyego Marcos

    Fala galera, ouvinte novo de vocês, já sou fã, amo podcast( inclusive vou lançar o meu em breve kk) estou com todos os programas no meu agregador e certeza que até o fim do dia, terei ouvido todos kkkk parabéns!!
    Meu filho tem 3 anos e ser pai é a coisa mais incrível que existe, porém algumas situações são bem difíceis, como por exemplo separação.
    Estou separado a 9 meses e é uma situação bem complicada, pois você sabe que seu relacionamento acabou, que não dá mais para estar com a pessoa, porém, não para de pensar nos efeitos que isso pode causar ao seu filho, não estar com ele como antes e várias outras coisas, fazendo com que se sinta triste e até culpado.
    Acaba tendo que escolher entre viver um relacionamento infeliz pelo seu filho, pelo medo de prejudica-lo e de ficar longe dele ou fazer o que você acha o melhor para você, sua vida, mesmo tendo que conviver com todos esses problemas.
    Como disse, eu tive que tomar minha decisão, foi e tem sido muito difícil, precisei correr atrás dos meus direitos para que pudesse estar com ele entre outras coisas, procuro sempre fazer o máximo possível pelo meu filho, para ao menos diminuir os efeitos, enfim…essa seria minha sugestão de pauta, obrigado mais uma vez pelo excelente programa e qualquer coisa, estamos ai! abraço!

    • http://paizinhovirgula.com/ Thiago Queiroz

      Fala, Dyego! Bom ter você aqui com a gente 🙂

      Obrigado pela sugestão. A gente realmente está pensando em falar sobre isso futuramente sim! Abração!

  • Madinha

    Olá meninos, parabéns pelo podcast. Escuto a algum tempo mas nunca comentei.
    Tenho um filho de 5 anos e sei do inferno que são os palpites da família, principalmente na fase em que os pequenos ainda são bebes.
    Mas como meu filho já é um bocadinho maior tenho algum distanciamento pra falar o seguinte:
    Tem pessoas que realmente só querem encher o saco mesmo, dar palpite por dar…essas a gente faz um hãhã com a cabeça e ignora.
    Mas tem pessoas que só querem tranquilizar esses recem pais, com toda a informação que temos hoje a cobrança para os pais e mães só aumentou. Tem que ter parto natural, tem que amamentar até dois anos, não pode dar chupeta, açúcar é veneno…e tudo isso está corretíssimo.
    Porém imagine, por exemplo, a avó, vendo sua filha , que agora é mae, cansada, descabelada, com os seios machucados, ela as vezes só dá a “ideia da chupeta” como quem diz: ” Tudo bem, vocês não precisam ser perfeitos em tudo.Não vai ser isso que vai arruinar a vida do seu filho.As vezes você pode fraquejar sim”.É claro que dar ou não a chupeta vai de cada família, mas quis dizer que as vezes um pitaco é apenas uma mão estendida.
    Bom, desculpe o comentário longo. Abraços

    • http://paizinhovirgula.com/ Thiago Queiroz

      Você tem toda razão. Apesar de raros, existem mesmo os “pitacos do bem” 🙂

  • http://paizinhovirgula.com/ Thiago Queiroz

    Oi Bia!

    Seja bem-vinda! Que bacana que o podcast está ajudando você a entender melhor o outro lado 🙂

    Sobre a sua questão, queria dar uma notícia bacana: terça-feira que vem, dia 17/01, vai começar um podcast novo aqui no site, chamado Sinuca de Bicos. Esse já é feito todo por mães, e acho que as suas questões seriam melhor respondidas por elas! Quem sabe elas até não fazem um programa só sobre isso?

  • http://paizinhovirgula.com/ Thiago Queiroz

    Valeu, querido Nei! Um abraço supimpa pra você 🙂

  • Pedro Gurgel

    Não tem mais as indicações supimpas nos posts? Será que rola criar uma aba com as indicações, ordenando por datas? Tô perguntando porque tô assistindo aos filmes recomendados… Muito bons os que já vi!

    Beijos de luz!

    • http://paizinhovirgula.com/ Thiago Queiroz

      Fala, Pedro!

      Tem, sim, mas você tem que ir no post de cada episódio para ler o texto completo, com as indicações supimpas 🙂

  • Nei Soares Costa

    SNIKT! Agora sou apoiador Wolverine, imortal!!

    Fico muito feliz em participar e divulgar o PODCAST aqui para os pais e “paizinhos” aqui de Salvador-Bahia! Vou passar esse ultimo episódio, que é uma aula de empatia, para meu irmão, que tem um filhinho com necessidades especiais e também, apesar de todas as dificuldade usa de muito carinho para cria-lo.

    Os assuntos tratados nos podcasts são recorentes nos papos da madrugada, nas amamentações de BIA, com dona esposa.

    Por indicação de vocês, começo HOJE a escutar a sinuca de bicos. Eu escutei o mamilos, mas ainda que seja descontraído, achei engessado demais, como um programa de rádio. Mas ainda assim com temas muito interessantes. O tema do divórcio foi incrivel. O tricô, é o único podcast que acompanho e reescuto com frequencia.

    A indicação do filme “Questão de tempo” (num episódio lá atrás) foi excelente. eu ja tinha assistido o filme antes e ja era fã. Recomendo o filme “CHEF” dirigido e estrelado pelo Jon Favreau. Também é bem levinho, mas acho muito bacana a relação de pai e filho mostrada no filme.

    #EMPATIAÉMUITOAMOR!
    #FORATEMER
    #TRICÔEMSALVADOR
    #TRICÔNABAHIA
    #TRICÔEMKRYPTON
    #TRICÔ-OFILME

    • http://paizinhovirgula.com/ Thiago Queiroz

      Aeeeeeeeeeeee, Nei! Muito obrigado, cara! Vou ver a sua indicação também 🙂

      #tricô-ofilme foi demais hahahahaha

  • Rodrigo Rodrigues Malheiros

    Olá. Vida longa e próspera! Sempre escutei Jovem Nerd e minha esposa, que é doula, falou de vocês e daí em diante escuto vocês. Moro em João Pessoa, sou professor e pai de Vitor, de um ano e meio (que mudou minha vida).Sou daqueles “peixes fora d’água” que não se encaixa nas conversas entre pais, pois sempre fiz tudo o que consegui desde o início: trocar fralda, dar banho, levar para vacinação, colocar no braço para dormir… Gosto do assunto e agora faz parte da minha vida esse podcast. Vou dialogar com vocês com frequência. Um abraço.

    • http://paizinhovirgula.com/ Thiago Queiroz

      Graaaande Rodrigo! Seja muito bem-vindo ao nosso podcast! E pode apostar que você poderá tricotar com a gente sempre que quiser 🙂

  • Rodrigo Rodrigues Malheiros

    Escutei o podcast 17. Muito bom mesmo! Eu adoro Star Wars e tenho muita coisa da franquia, de camisa a quadrinho. Fiquei pensando durante todo podcast “e se ele não gostar de SW?” Hoje entendo que ele vai ter seu próprio gosto. Claro, ele vai me ver lendo HQ e assistindo aos filmes, mas o deixarei livre para seguir seu rumo. Será que ele vai se deixar seduzir pelo lado sombrio da FORÇA? Kkkkkkkk. Um abraço.

    • http://paizinhovirgula.com/ Thiago Queiroz

      Grande Rodrigo! Acabamos de ler seu email na gravação do episódio 018! Que a força esteja com todos nós 😀

  • Rodrigo Rodrigues Malheiros

    Cara, o episódio 19 está perfeito. Vivo essa realidade. O bullying é muito presente nas escolas. Sou professor e acredito que o professor deve lutar contra o bullying , mas lutar mesmo. A minha luta vem pela arte, uma vez que abordo a teoria da comunicação estudando as mídias. Abordo em sala Star wars, O senhor dos aneis, HQs… em outras palavras, tento aumentar a confiança de quem sofre com o bullying e, como na maioria das vezes, eles gostam de cinema, quadrinho, arte, dá tudo certo.

    • http://paizinhovirgula.com/ Thiago Queiroz

      Muito obrigado pelo seu comentário, Rodrigo!!

X

Send this to friend