Muitos pais têm dúvidas sobre como ajudar os filhos a lidar com a chegada de um irmão, por isso trouxemos algumas dicas para ajudar.
As transformações que ocorrem com a chegada de um irmão, mudam toda a rotina e o mundo como a criança conhece. É um momento de muita insegurança, por isso precisamos ter muita paciência nessa fase.
Essa é uma situação nova para a criança que pode sentir desde ansiedade para que o irmão chegue logo até ciúmes ou raiva. Devemos acolher e ajudá-los a lidar com isso.
É muito importante que a criança crie vínculo com o irmão. Mostre livros e desenhos sobre irmãos, deixe que ela participe dos preparativos para a chegada do novo membro da família.
Esse é um daqueles momentos que são muito desafiadores para os pais e também para a criança. Busque toda ajuda possível para poder dar o suporte emocional que ela precisa.
É muito comum que a criança deixe de fazer algumas coisas que ela já fazia pra conseguir atenção ou por insegurança. Tenha calma e cuide para que ela se sinta segura e capaz.
Cada criança é única e merece se sentir segura e amada do jeito que ela é. Não compare e nem permita que as pessoas comparem os irmãos. É ruim para a autoestima e relação entre eles.