Como ser um padrasto legal?

Como ser um padrasto legal?

Mesmo com configurações familiares tão diversas, o papel do padrasto ainda é cercado de mitos e tabus. Trouxemos algumas sugestões para ajudar a construir essa relação.

É possível e importante ter uma relação saudável com os filhos da(o) companheira(o). Mas como criar esse vínculo? Quais os limites? Qual o papel do padrasto nessa relação? O que fazer?

É importante entender o seu papel na dinâmica dessa família. Independente da relação da criança com o pai, é preciso focar em ser você e construir um vínculo de segurança com ela.

Saber o seu lugar

Qualquer relação precisa de tempo para se estabelecer e deve ser construída aos poucos, respeitando o tempo de cada um. É comum um estranhamento no começo. Tenha calma.

Respeite o  tempo da criança

Reconheça o privilégio de ser aceito para fazer parte daquela família que já existe e que está abrindo espaço para você. É um voto de confiança.

Seja grato

Essa família já tem sua própria dinâmica, então tente não julgar mesmo que discorde. Principalmente se você ainda não viveu a experiência de criar seus próprios filhos.

Não julgue

E se não puder ajudar, não atrapalhe. Se mesmo tentando, não conseguir participar da dinâmica que já existe entre a parceira(o) e o filho, tente não dificultar as coisas.

Ajude

Gostou das dicas? Tem um vídeo completo sobre isso lá no meu canal do youtube.

Segue meu canal do youtube que tem muita informação bacana.