Como podemos ajudar a nova geração de meninos a lidarem melhor com seus sentimentos, entender o seu papel na sociedade e cuidar da sua saúde física e emocional?
Hoje sabemos o quanto viver em uma sociedade machista tem impacto na saúde emocional dos meninos e na forma como eles se relacionam com o mundo. Como podemos mudar isso?
Primeiramente precisamos mudar a forma como criamos os meninos. Como ensinamos a eles esse modelo de masculinidade que é tão prejudicial aos homens e à própria sociedade. Meninos precisam saber que:
Todos nós sentimos medo, ficamos assustados e precisamos de ajuda e suporte para lidar com isso. Meninos não precisam ser fortes e corajosos o tempo todo.
Não existe esporte de menino, desenho de menino, cor de menino ou brinquedo de menino. Todas essas coisas são feitas para pessoas e só precisam ser adequadas à idade.
Meninos sentem medo, alegria, tristeza, amor e todos os sentimentos. E podem demonstrar esses sentimentos. Podem chorar, demonstrar carinho e falar sobre isso.
Meninos podem ajudar nas tarefas domésticas e de cuidado. Precisam fazer parte da dinâmica da casa para crescer como um adulto funcional. Ah, meninos também cozinham.
Precisamos aos poucos, de acordo com a idade, falar de machismo, racismo e de consentimento. É preciso ensiná-los a respeitar o espaço e corpo do outro.
É muito importante que nossos meninos sejam livres para viverem suas infâncias com o suporte e apoio emocional que precisam. Que cresçam livres sem carregar o peso de serem fortes o tempo todo.