12 alternativas para o castigo

É possível educar um filho sem colocá-lo de castigo?

Você acha mesmo que colocar o seu filho de castigo ou em um "cantinho do pensamento", para refletir sobre a vida, realmente funciona? Você lembra de quando você ficava de castigo? Você saía dali uma criança melhor, mais consciente ou só ficava com raiva e pensando em vingança mesmo? Pois bem. Existem alternativas mais respeitosas com melhores resultados. É só passar pro lado pra ver a que mais faz sentido pra você.

1. Faça uma pausa junto com a criança

Encontre um espaço tranquilo para se conectarem e se acalmarem, para você ouvir o que seu filho está sentindo e falar sobre as escolhas mais apropriadas naquele momento.

2. Segundas chances

Deixar que as crianças tentem novamente, pode ajudar na resolução do problema ou permitir uma mudança de comportamento. "Eu não posso deixar você passar cola na mesa inteira, mas você quer tentar fazer isso de novo no papel?"

3. Resolva o problema em conjunto

Se existe um problema e seu filho está tendo um comportamento causado por frustração, dar a oportunidade a ele de falar sobre o problema e ouvir a solução que ele tem pode mudar as coisas para melhor.

4. Pergunte

Pergunte o que eles estão fazendo com a intenção de ouvir e entender em primeiro lugar, e não para brigar ou gritar. Ajude-os dando a saída adequada ou uma informação que está faltando.

5. Leia uma história

Contar histórias com personagens que estão cometendo erros ou que necessitam de ajuda para fazer escolhas melhores, é uma ótima maneira de ajudar a criança a entender o que está acontecendo ali.

6. Bichinhos e brincadeiras

As crianças pequenas adoram ver fantoches ou bonecas ganharem vida para ensinar lições positivas. Crie pequenos diálogos em que os personagens conversem sobre esses erros, trazendo reflexões e soluções.

7. Dê duas opções

Quando seu filho fizer algo inaceitável, ofereça a ele duas alternativas que são seguras, respeitosas e aceitáveis, deixando que ele escolha o que vai fazer a partir daí. Ao receber duas opções, a criança mantém algum controle sobre as suas decisões e aprende sobre limites.

8. Ouça uma música

Às vezes, dançar e liberar um pouco a tensão é tudo o que as crianças precisam para voltar a fazer escolhas melhores.

9. Vá para fora

Mudar o ambiente muitas vezes nos dá a chance de redirecionar o comportamento para algo mais apropriado.

10. Respire

Uma grande respiração profunda, tanto para pais como filhos, pode realmente ajudar a acalmar e olhar para o que está acontecendo com uma nova perspectiva.

11. Faça um desenho

Uma ótima maneira para as crianças falarem sobre erros é fazer um desenho do que elas fizeram ou do que poderiam ter feito diferente. É uma maneira sutil de abrir uma janela para uma conversa sobre como fazer escolhas melhores.

12. Espaço do relaxamento

Crie um espaço de relaxamento onde a criança pode ir se sentar e pensar com calma, brincar com alguns brinquedos mais tranquilos e ter um tempo sozinha até que se sinta pronta para falar ou voltar a estar perto de outras pessoas.

Para mais dicas como essas e tudo sobre o universo da parentalidade:

Ver mais

Educação parental Criação com apego Disciplina positiva

Paizinho, Vírgula no Youtube

Thiago Queiroz