Esse é um tema que muitos pais pedem ajuda, principalmente em épocas mais frias que sempre vem junto com viroses e alergia. Por isso, trouxemos algumas dicas para ajudar.
Algumas situações são inegociáveis e precisamos fazer pelo bem dos nossos filhos. Tomar vacina, remédio ou lavagem nasal são algumas dessas coisas. Mas como fazer isso quando eles não colaboram?
Minha primeira dica é apelar para o lúdico, para a brincadeira e tornar o momento divertido. Pode brincar de cuidar das pelúcias, dar remédio para a boneca, contar histórias ou inventar musiquinhas.
Ser criativo faz toda diferença. Use uma voz diferente, crie histórias sobre o remédio, use um personagem e dê algum poder de escolha para a criança: Remédio no copinho ou na seringa, por exemplo.
Se a criança não se engajar na brincadeira, é preciso fazer mesmo que ela não queira. Explique que fazer isso é importante para ela, que é uma questão de saúde e que precisa ser feito.
E se for muito difícil para a criança, a solução é validar o que ela está sentindo, afinal, são experiências sensorialmente desagradáveis. Acolher e ajudar a se acalmar é sempre um bom caminho.
E se ela apresentar uma resistência específica, podemos pensar em alternativas. Mudar a marca do remédio, trocar a forma de oferecê-lo ou outro jeito de fazer a lavagem, por exemplo.
Por fim, podemos aceitar que são situações comuns e de fato, desconfortáveis, mas que tendem a melhorar. Não é fácil, mas vale a pena se esforçar para fazer isso de um jeito mais respeitoso com eles.