Toda criança faz birra? O que fazer para evitar? Como podemos agir?
A birra é a falta de desenvolvimento cognitivo e habilidade emocional das crianças de lidarem com os sentimentos como raiva, medo, tristeza e frustração.
A única forma de evitar as birras, seria privar as crianças de sentir e sabemos que esse não é um caminho possível e nem mesmo indicado. Então nosso papel é ajudá-las a lidar com isso.
Entender que as crianças não têm controle sobre as suas reações e que isso tem a ver com o processo de desenvolvimento, é o primeiro passo para mudar o nosso olhar para as birras.
E sabendo disso, podemos acolher a criança, nomear o que ela está sentindo e oferecer ferramentas para que ela consiga, aos poucos, aprender a lidar com essas grandes emoções que vão aparecendo.
“Poxa filha, eu to vendo que você ficou muito frustrada porque sua amiguinha foi embora. É muito ruim quando isso acontece, não é? Acho que um abraço pode te ajudar a se acalmar.
E se a reação dela representar algum risco, podemos levá-la para um lugar mais calmo, tirar de perto os objetos que possam machucá-la ou machucar outras pessoas. E aos poucos ajudá-la a se acalmar.
Sei que é difícil para os pais lidar com a birra e com o choro, por isso é tão importante sabermos que não é pessoal e que não fala sobre quão boa mãe ou pai nós somos.
Oportunidade de ajudar a sua criança a entender e a lidar com os próprios sentimentos e oportunidade de ser o suporte emocional que ela precisa nesse momento.