Quem tem filhos sabe que eles não gostam muito de falar sobre o seu dia, como foi o passeio ou na escola. Vem conhecer 5 estratégias que podem ajudar.
A primeira coisa que precisamos pensar é que é normal. Muitas crianças têm essa dificuldade, mas existem algumas estratégias que podem ajudar. Primeiro imagine a seguinte situação:
Você teve que fazer uma viagem a trabalho super cansativa, cheia de estímulos. Quando você finalmente chega em casa e pode descansar, chega alguém e faz mil perguntas sobre tudo o que você fez.
Provavelmente você não vai querer pensar nisso e muito menos falar sobre esse assunto. Pois é isso o que acontece com as crianças. Por isso, mais importante que perguntar, é estabelecer conexão.
A primeira coisa é fazer com que essa conversa seja acolhedora e divertida, e não uma demanda, uma tarefa para a criança cumprir. E alguns passos podem ajudar:
Quando a criança chega, podemos acolher, oferecer conforto depois de um dia de atividades. Pode ser com algo para se refrescar, ajuda para tirar a roupa ou oferecer um lanche.
Demonstre interesse. Diga o quanto está curioso e animado pra saber se o dia dele foi legal, divertido, as atividades da escola e que vai esperar para quando ele quiser contar.
Aproveite o tempo juntos para contar como foi o seu dia, o que foi legal ou nem tão legal assim, e dê o modelo de como contar, mesmo que seja algo trivial.
E aquela dica que funciona sempre: Brincar. Use a criatividade para criar brincadeiras para esse momento. Ex. Quem conta mais coisas, quem conta mais rápido, quem fez mais coisas legais.