Muito tem se falado sobre a importância do vínculo dos pais/cuidadores com o bebê, mas como esse vínculo é estabelecido?
A teoria do apego, desenvolvida por John Bowlby, relaciona a ligação afetiva entre o bebê e seus cuidadores como fundamental, não apenas para o seu bem estar, mas também para a sua sobrevivência.
Por isso é tão importante a construção de um vínculo afetivo saudável. O bebê precisa de cuidado com as suas necessidades físicas e emocionais, como colo, carinho, segurança, afeto e contato físico.
A construção do vínculo acontece no dia a dia, com o atendimento consistente das necessidades do bebê, que precisa de ao menos, um cuidador que esteja atento, presente e disponível emocionalmente.
Esse vínculo não é imutável. Ele é construído e desenvolvido, ou não, de acordo com a presença do cuidador na vida do bebê ou criança, que vai estabelecer novos vínculos durante a vida.
O educador parental, pai de 4 filhos, escritor e palestrante, Thiago Queiroz, fala sobre a importância de construir essa relação com a criança:
O vínculo construído na infância, vai nortear a forma como a criança se relaciona na vida adulta, por isso é tão importante conhecer sobre o tema e tentar estabelecer um vínculo saudável.