Os maiores mitos da parentalidade

Coisas que todo mundo fala sobre educar filhos, mas que não são bem assim.

“O COLO VAI DEIXAR SEU FILHO MIMADO”

Quando você tira o bebê do colo e ele chora, ele não tá fazendo birra. O colo é uma necessidade primária dos bebês, em diversos níveis.

“CHORO DE BEBÊ É MANIPULAÇÃO”

O bebê é incapaz de manipular. O choro é a demonstração de uma necessidade. Ele não sabe se expressar de outra forma que não seja chorando. Acolha!

"A PALMADA EDUCA”

A palmada age através do medo, e não da consciência do erro. Se a ideia é fazer com que o seu filho entenda o seu erro, aprenda e não repita, com certeza existem opções melhores.

"SEU LEITE É FRACO”

Não existe leite fraco! Além de indelicada, essa frase não tem nenhum fundamento. O leite materno é sempre completo, nutritivo e atende todas as necessidades do bebê.

Essa frase traz muita responsabilidade e, no caso, ela é dos pais. O filho mais velho ainda é uma criança e tem que saber que pode (e deve) errar.

"O FILHO MAIS VELHO TEM QUE CUIDAR DO MAIS NOVO”

"CAMA COMPARTILHADA DEIXA O FILHO DEPENDENTE”

Nenhum adulto dorme com seus pais até os dias de hoje, ou seja, isso não existe. Cada criança tem seu tempo e devemos respeitá-lo. 

"HOMENS NÃO SABEM CUIDAR DE BEBÊS”

Eles são tão capazes de dar amor, educar e cuidar, quanto as mulheres são. O que precisamos fazer é deixar isso claro e incentivá-los enquanto ainda são crianças.

Vem descobrir e desconstruir outros mitos da parentalidade: 

Educação parental Criação com apego Disciplina positiva

Paizinho, Vírgula no Youtube

Thiago Queiroz