Essa é uma das grandes dificuldades com a chegada de um bebê. Mas será que é possível?
Precisamos entender que pais e mães sempre tiveram dificuldades em lidar com os diversos despertares dos bebês e que isso tem um impacto importante na dinâmica familiar.
Sabemos que o padrão de sono de um bebê é diferente do padrão de sono de um adulto. Seus ciclos de sono são mais curtos e tem microdespertares, onde o bebê solicita os pais.
Alinhar as expectativas, saber que é normal o bebê acordar várias vezes e adotar estratégias de higiene do sono pode ajudar a ter noites mais tranquilas.
– Diminuir as luzes durante a noite. – Deixar o ambiente calmo, com atividades tranquilas. – Tente manter o horário do sono noturno o mais regular possível. – Respeitar as sonecas – Usar ruído branco.
Também é importante ter uma rede de apoio para dar suporte nos primeiros meses onde a privação do sono é maior e a família está se adaptando à nova rotina e chegada do bebê.
É preciso estar atento pois existem métodos por aí que prometem “ensinar o bebê a dormir” mas são violentos e potencialmente prejudiciais. Não deixe seu bebê chorando.
Tem um dossiê completo no site que vai te ajudar a entender e melhorar a qualidade do sono do seu bebê.