fbpx

Notas de Tradução – Princípios da Criação com Apego

"A criação com apego tem como essência uma retomada à criação baseada por instinto, que já era praticada por nossos ancestrais. Esse estilo de criação visa estabelecer vínculos saudáveis entre os pais e seus filhos, que perduram pela vida inteira."

A Attachment Parenting International é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1994, com o objetivo de dar suporte a todos os pais a criar vínculos seguros com seus filhos, por toda a vida. A longo prazo, o objetivo é fazer com que o mundo tenha mais compaixão. Desde então, uma grande rede foi criada no mundo inteiro, onde pais compartilham experiências e obtêm suporte para a criação de seus filhos.

A API criou os oito princípios da criação com apego, que vão ao encontro da teoria levantada pelo Dr. William Sears, também conhecida por attachment parenting, traduzido para o português como criação com apego. Contudo, é importante notar que esse estilo de criação não é novo, pois é praticado pela humanidade há milhares de anos e, portanto, a partir de observação, a teoria em volta da criação com apego foi criada.

A criação com apego tem como essência uma retomada à criação baseada por instinto, que já era praticada por nossos ancestrais, e garantiu nossa sobrevivência, como espécie. Esse estilo de criação visa estabelecer vínculos saudáveis entre os pais e seus filhos, que perduram pela vida inteira. Além disso, ao longo das últimas décadas, muitos estudos foram conduzidos por diversas áreas da medicina, tais como psicologia e neurociência, embasando os princípios da criação com apego com demonstrações dos efeitos positivos de suas práticas.

É sempre bom ter em mente que os princípios abaixo devem ser encarados como orientações. Não é intenção da API a criação de outro manual sobre como criar seus filhos, da mesma maneira que existem muitos outros por aí. Manuais são falhos, e a API preza por dizer que você deve entender os princípios envolvidos e aplicar o que melhor se adequa à sua realidade familiar, pois uma família é diferente da outra. Ao mesmo tempo, é importante ter em mente que os mesmos princípios vêm sendo praticados há anos, e muitas famílias felizes se devem a isso.

O texto que segue é uma tradução livre feita por mim, dos oito princípios da criação com apego, conforme estabelecidos pela Attachment Parenting International. O texto original pode ser encontrado aqui: API Principles of Parenting.

A minha intenção de traduzir os princípios foi de conceder acesso à informação para quem não domina a língua inglesa, considerando que há pouquíssimo material disponível em nossa língua sobre criação com apego. Dito isto, devo informar que tentei respeitar ao máximo o texto original durante a tradução, e isto quer dizer que os links foram mantidos, e estes estão em inglês. Como trata-se de uma tradução completa, existem pontos que eu, particularmente, discordo e, nessas ocasiões, farei comentários ao próprio texto, manifestando minhas opiniões.

Finalmente, só tenho um pedido a fazer a você, leitor: leia as seguintes páginas com coração e mente abertos. Encare tudo como um convite à reflexão. Você irá se surpreender.

PS: esta tradução está sempre sob revisão, para melhor adequação à nossa língua. Se você encontrar algo que deva ser corrigido, ou melhorado, por favor, entre em contato comigo através do seguinte e-mail, ou você pode fazer comentários nos próprios posts.

Thiago Queiroz

Thiago Queiroz

Psicanalista, pai de quatro filhos, escritor, palestrante, educador parental, host dos podcasts Tricô e Pausa pra Sentir (dentre outros), autor dos livros "Queridos Adultos", "Abrace seu Filho", "A Armadura de Bertô" e "Cartinhas para meu pai", participou também do documentário internacional "Dads".

Newsletter

Não perca o melhor do Paizinho no seu email. De graça

Veja esses conteúdos também!

Pai ativo, será? #shorts

Uma problematização sobre o dia dos pais e sobre os inúmeros termos sobre paternidade ativa, paternidade conciente, presente. Será que precisamos de tantos termos quando o pai está apenas exercendo a sua função? Vamos pensar sobre isso. ========================= Para conhecer mais do meu trabalho, clica aqui http://paizinho.link/links ==CRÉDITOS== Direção: Hugo Benchimol Edição e Pós-Produção: @ducashow

Leia mais »

Fazer exercício “Na força do ódio”? | #shorts

Quem me acompanha por aqui e no instagram, sabe que eu tenho adotado hábitos mais saudáveis e feito exercício físico todos os dia. Por isso eu convido vocês a refletirem sobre como a gente encara o exercício como um sofrimento, algo que a gente odeia. Assista a conversa completa em: ========================= Para conhecer mais do

Leia mais »

Faça isso quando seu filho pedir algo. #shorts

Quando nossos filhos nos pedem algo, eles estão expressando a sua vontade, o seu desejo. E isso é legítimo. Nós também desejamos coisas. Isso não quer dizer que vamos atender essa vontade, mas validar esse desejo já ajuda muito. Embarque nos pedidos deles, imagine juntos e você vai ver como melhora o comportamento e diminui

Leia mais »

Os homens e a sobrecarga materna. #shorts

O episódio do chilique dessa semana falou sobre a saúde mental materna e como os homens precisam estar atentos às companheiras. ========================= Para conhecer mais do meu trabalho, clica aqui http://paizinho.link/links ==CRÉDITOS== Direção: Hugo Benchimol Edição e Pós-Produção: @ducashow Revisão: Evelyn Martins #parentalidade #filhos #paisefilhos #criacaocomapego #maternidade

Leia mais »

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *