(traduzido e adaptado por Thiago Queiroz, da versão inglesa, link original)
As páginas seguintes contêm uma versão condensada dos Oito Princípios. Se você possuir dúvidas sobre estes Princípios, ou sobre como aplicá-los na sua família, por favor, entre em contato com um Líder API próximo a você, ou poste suas dúvidas e comentários no fórum da API.
Encontrar o equilíbrio envolve garantir que as necessidades de todo mundo — e não só as do seu filho — sejam reconhecidas, valorizadas e atendidas, sempre que possível. Num mundo ideal, todas as necessidades de todos os membros da família são sempre atendidas, todos são felizes e saudáveis, e a família está em perfeito equilíbrio. No mundo real, a vida familiar de ninguém é equilibrada o tempo todo. Não é incomum que, às vezes, os pais sintam-se desequilibrados. Os pais que praticam a criação com apego sempre buscam por maneiras criativas de encontrar equilíbrio entre suas vidas pessoais e a vida familiar.
Equilíbrio é a Fundação Sobre a Qual o Vínculo Cresce
- Quando em equilíbrio, os membros da família são mais capazes de ser emocionalmente compreensíveis
- A melhor defesa contra sentir-se isolado é olhar para fora e criar uma rede de suporte na sua comunidade
- As necessidades dos filhos devem ser uma prioridade, e quanto mais jovem o filho, mais intensas e imediatas são suas necessidades. Mesmo assim, ele é uma parte daquilo que envolve a família como um todo, incluindo as necessidades dos pais (como indivíduos e como casal) e dos irmãos
Dicas Práticas para Manter o Equilíbrio
- Aproveite o hoje, e aceite o fato de que ter filhos muda as coisas
- Trace metas realísticas
- Priorize pessoas a coisas
- Não tenha medo de dizer “não”
- Transforme deveres de pais que são “desagradáveis” em coisas agradáveis
- Seja criativo para encontrar maneiras de ter um tempo a dois
- Reserve um tempo para si mesmo
- Busque ajuda de terceiros para tarefas
- Coma alimentos saudáveis
- Pratique exercícios regularmente
- Tire sonecas
- Cuide de você
- Evite sobrecarregar sua agenda
- Procure maneiras de tornar as tarefas rotineiras mais fáceis
- Saia de casa
- Siga seu coração e escute o seu bebê
Dicas para Ajudar as Novas Mães
Uma mãe de primeira viagem pode ficar tão envolvida nos cuidados com o seu bebê, que ela não reconhece suas próprias necessidades até que ela se encontre em dificuldades físicas ou emocionais.
- Seja paciente e sensível
- Digam coisas positivas um ao outro, todos os dias
- Seja grata
- Ouça com empatia
Dicas para o Equilíbrio com o Filho Mais Velho
- Traga um amigo ou ajudante da mãe para as atividades
- Evite sobrecarregar sua agenda
- Passe tempo apenas ficando juntos
- Desenvolva tradições familiares
- Faça “encontros” de pais e filhos
- Crie as noites de família
- Resgate hobbies e interesses
Dicas para lidar com Pais Exauridos
Reconheça os sinais de exaustão. A exaustão é a resposta física, emocional e mental aos altos níveis de stress. Os pais podem sentir-se extremamente cansados, desgastados, e física, emocional e mentalmente esgotados. Eles também podem sentir-se sobrecarregados, desvalorizados, com raiva, ressentidos, impotentes, sem esperança, drenados, frustrados, isolados, anti-sociais, insatisfeitos (como se tivessem falhado), indiferentes e desmotivados. Os pais que passam por essas emoções devem buscar ajuda imediatamente!
- Faça o resgate do equilíbrio uma prioridade HOJE
- Cultive amizades com outros pais que pratiquem criação com apego
- Simplifique e deixe coisas desnecessárias de lado
- Respire fundo frequentemente
- Use yoga, meditação, ou visualização
- Busque aconselhamento profissional
- Lembre-se que “isso também passará”
1 comentário em “8- Mantendo o Equilíbrio entre a Vida Pessoal e Familiar – Princípios da Criação com Apego”
Oi, Maria, tudo bem?
Puxa, que situação desafiadora. Imagino como deve ser exaustivo viver assim… E ainda mais pensando que a sua filha é ainda uma bebê tão pequena!
Você disse que o seu marido trabalha à noite, né? Será que ele não poderia pegar a sua filha e passar a tarde com ela? Isso poderia ser muito benéfico para ela e para o pai também.
Agora, sobre o comportamento da sua filha à noite, é algo completamente normal e esperado! Ela é muito pequena e, depois de passar o dia inteiro longe da mãe, ela quer ficar junto o máximo possível, mesmo que isso signifique acordar muitas vezes durante a madrugada. Some isso ao fato de que ela pode estar passando pela ansiedade de separação (que acontece bem intensamente aos 9 mesese), ela realmente não vai conseguir lidar nada bem com a separação dela de você.
Não há muita solução para essa situação, mas uma das melhores soluções possíveis você já encontrou: durma com a sua filha! Durma sem medo! Ofereça o contato e segurança durante a noite que você não pôde oferecer durante o dia! Lembre-se que nossos filhos têm necessidades de conforto, segurança e contato à noite também, e não só de dia.
Caso você ou seu marido estejam inseguros quanto à prática de cama compartilhada, sugiro que leiam os posts sobre isso aqui no meu blog!