Se você está atrás de um jogo diferente, então esse aqui não vai decepcionar você! Esse é um jogo de peteleco, sim, peteleco! Fazia um tempo que eu queria começar a jogar esse tipo de jogo com os meus filhos e sabia que seria diversão na certa!
O Die die DIE! tem uma característica que eu adoro: você joga dentro da própria caixa, e ela se transforma em um cenário para a partida. Nesse jogo, você controla com exército, seja de viking, samurai, centurião, e outros, mas cada um com seus dados de cor própria e desenhos próprios. Os dados do viking, por exemplo, tem capacetinhos vikings para identificar os números. Lindinho demais!
E como funciona? Bem, cada exército precisa lançar seus dados com petelecos da plataforma superior do cenário, para dentro da caixa, e ocupar uma das áreas do mapa. A área central do mapa vale mais pontos, claro, mas o legal é que você sempre pode tentar mirar no dado adversário para tirar ele de determinada área.
O Gael, por exemplo, é o jogador do caos: ele dá uns petelecos fortes e consegue bagunçar todos os posicionamentos dos outros dados, então a coisa fica ainda mais difícil para controlar por aqui. Digamos que jogar com o Gael é o modo avançado, hehehe.
Depois dessa fase de ataque, tem uma fase de posicionamento, em que você consegue movimentar alguns dados seguindo a regra e, depois, você soma os pontos. Cada área vale pontos, e quem leva os pontos daquela área é quem tem o somatório maior de dados dentro da região.
O jogo ainda tem elementos que podem tornar ele ainda mais avançado e divertido, ainda mais se você jogar entre adultos, mas para jogar com os pequenos, é assim que eu faço, e fica muito divertido também. Mas, para você saber, existem outros mapas, com regras complementares, cartas de efeitos, e muito mais.
E, como de costume, a minha única crítica é para a classificação etária na caixa. O jogo é indicado para maiores de 14 anos, mas é absolutamente possível aproveitar o jogo com crianças de 4 e 5 anos também. É um daqueles jogos que você vai jogar e se divertir de formas diferentes com os pequenos, que o foco fica na ação dos petelecos, ao passo de que, com os adultos, o foco fica na estratégia.
Ah, e tem outra coisa bem legal também: esse jogo é brasileiro! Sim, os criadores são brasileiros e o jogo foi financiado através de uma campanha de financiamento coletivo. Dá um baita orgulho ver jogos tão legais, diferentes e de qualidade, tudo feito aqui no Brasil!