Century Rota das Especiarias é o tipo de jogo que eu adoro de paixão por causa da mecânica dele de construir seu próprio baralho. É um jogo que não tem conversa: se você não se preocupar em montar o seu baralho da melhor forma possível, correndo para comprar as melhores cartas, já era, você perde.
Aqui, estamos disputando o título de melhor comerciante de especiarias, comprando, trocando e fazendo melhorias entre canela, cardamomo, açafrão e cúrcuma. Diga-se de passagem, as especiarias têm valores diferentes entre si, e você precisa ter as quantidades e tipos corretos em sua caravana para conseguir completar as cartas de objetivo.
São as cartas de objetivo que possuem os pontos para você garantir a sua vitória e, dependendo de onde você pegar a carta, você ainda ganha um bônus em moedas de prata ou ouro.
Se você não entende essa mecânica de construir baralhos, é bem simples: você começa com apenas duas cartas bem básicas, mas ao longo da partida, você pode comprar outras cartas, que facilitam a captação de especiarias de forma mais eficiente.
Sempre que acabarem as cartas da sua mão, ou quando você quiser, você pode optar por “descansar” na sua rodada, e daí você pega de volta todas as cartas que estavam na sua pilha de descarte pessoal. Ou seja, no decorrer da partida, você vai construindo um baralho cada vez mais poderoso, facilitando atingir os requisitos de cartas de objetivo cada vez mais valiosas.
Eu e Anne adoramos jogar, porque é um jogo relativamente rápido e que não existe muita fritação de cérebro, mas que é muito divertido. Fica a dica!
Qual seu jogo de construção de baralhos preferido (já adianto que não é esse daqui o meu, viu?).