Meus amigos e minhas amigas, que jogo inacreditável!
Existem jogos legais, jogos divertidos, e existem jogos como Mille Fiori, que fazem todo mundo na mesa vibrar, torcer e ficar em dúvida sobre quem vai ganhar ou não.
Imagine viver no papel de mestres vidraceiros, em que precisamos coletar recursos, atender residências, servir a população, produzir itens e ainda exportar itens de navio. Parece complexo, mas como todos os jogos do Reiner Knizia, esse é um jogo extremamente fácil de se explicar, mas com uma profundidade estratégica muito boa. Tanto que os meninos pegaram as regras rapidinho (inclusive, fica aqui uma parabenização adicional pelo manual, que foi muito bem escrito e fácil de entender).
Crianças de 7 anos jogam super de boas, na minha opinião, ao passo de que esse é um jogo que tem todo o potencial para reinar como o preferido de muitas jogatinas de amigos e familiares. Acredite em mim.
Os componentes são lindíssimos, e você usa as cartas do jogo para definir que ações você fará, dentro de cada uma das 5 áreas principais do tabuleiro (oficinas, habitações, população, e etc) e cada área dessa trabalha e pontua de uma forma diferente. Você fica ali, tenso, tentando construir sua estratégia, torcendo para o seu oponente não te atrapalhar, mas a cereja do bolo é justamente as reações em cadeia que acontecem quando você ativa ações bônus.
É isso que torna o jogo muito competitivo e imprevisível, porque durante a maior parte da partida eu estava levando uma surra dos meus filhos, muito distante na trilha de pontuação, até que em uma das últimas rodadas da partida, consegui encadear umas 4 ações e isso me fez saltar para a vitória. Sério, que jogo delicioso de se jogar.
Confia em mim, Mille Fiori tem tudo pra ser um dos melhores jogos de 2023.