Sabe aqueles jogos pouco falados que você não entende o motivo? Esse é o caso de Sanssouci, um jogo lindo, com toda a carona de jogo euro, que pode até parecer complexo, mas é mais um puzzle lindão e bem família que até crianças podem jogar.
Nesse jogo, cada jogador precisa construir seu jardim da forma mais bonita possível, mas não apenas isso: você também tem que fazer com que as pessoas passeiem e admirem seu jardim durante a partida. Então, ao longo do jogo, você precisa ir construindo as rotas mais interessantes, porque a maior parcela de pontuação você obtém desses passeios, ao passo que tenta fazer o melhor que pode com a carta que você tem em mãos e as peças de jardim disponíveis no mercado.
É bem interessante, porque ao contrário dos jogos que seguem essa pegada de construir coisas, em Sanssouci você tem escolhas bem limitadas, porque você só pode pegar uma peça de jardim que uma das cartas da sua mão permita, e faz com que você não possa acessar todas as possibilidades do mercado de compras de peças. Por exemplo, se você jogar uma carta que mostre duas cores, você só pode pegar uma peça que esteja no mercado dentro dessas duas cores.
E não para aí: quando você pega uma peça, deve colocá-la no seu jardim, mas seguindo a coluna correta (cada coluna recebe apenas 1 tipo de peça de jardim), e também a linha correta, da mesma cor de onde você tirou aquela peça do tabuleiro de compras.
Cheguei a pensar que os meninos teriam dificuldade com essas restrições, mas acabou que facilitou mais do que qualquer coisa, porque eles não possuem tantas alternativas a cada turno, e fez a partida rodar tranquilamente.
Depois que você coloca uma peça no seu jardim, é hora de colocar seus bonequinhos pra andar, mas também tem restrição, porque eles só podem andar onde já existe caminho de jardim pronto e sempre devem terminar seus passeios na mesma coluna onde começaram e pelo menos uma linha abaixo de onde começou. Mais restrições, mas também mais diversão e simplicidade! E quanto mais seus bonequinhos descem pelo jardim, mais pontos de vitória você ganha.
É o tipo de jogo que lembra também uma corrida, só que por pontos, porque você quer tentar pegar o máximo de pontos possível, mas também um jogo em que não se pode fazer tudo o que quer, como por exemplo terminar todo o seu jardim (a partida sempre terminará antes disso, porque o fim de partida é determinado pelo fim do baralho de cartas dos jogadores).
Jogo lindo, prazeroso e que dá para apresentar a qualquer pessoa, sem dificuldades. Se você tem crianças de 8 anos, pode ir tranquilamente que é sucesso. Inclusive, fiquem de olho, que logo, logo, tem vídeo de gameplay meu com as crianças sobre esse jogo!