Quando começamos a pensar no workshop Conversando sobre Infância, nós queríamos fazer um evento que durasse um fim de semana, e que proporcionasse um momento de imersão sobre os cuidados de crianças nos dias de hoje. Um evento pequeno e íntimo, que permitisse um mergulho em vivências e conversas.
Felizmente, hoje em dia, falamos muito sobre assuntos que dizem respeito aos tipos de cuidados que oferecemos aos nossos filhos. Mas tudo é muito pulverizado ainda, porque cada pessoa se dedica a uma área diferente. Por isso que é tão importante realizar um evento desses, que reúna pessoas que têm muita experiência em diversos assuntos correlacionados, para construirmos juntos uma única massa de conhecimento.
Nos dias 24 e 25 de maio de 2014, faremos a primeira edição do workshop Conversando sobre Infância. O evento será realizado no Rio de Janeiro, na Casa Sou.l que fica no bairro de Santa Teresa. Um local lindo e muito alinhado com o que nós queremos propor para esses dois dias: um ambiente acolhedor, comprometido com a construção de um novo mundo e que tem como intenção inspirar pessoas a seguirem seus sonhos, auxiliar na transformação interior como forma de mudar o exterior, criar nossa própria realidade e contribuir para a construção de um mundo consciente.
E é isso que nós queremos: tirar vocês dessa rotina agitada, ir para um lugar lindo e conversar para desconstruir e construir novos conceitos com vocês sobre a infância e os cuidados que oferecemos na atualidade. Serão 12 horas de atividades, entre rodas de bate-papo, apresentação de documentários, problematização e, acima de tudo, convergência em um único objetivo: a infância precisa ser tratada com mais afeto, amor, responsividade, respeito e empatia. Só assim conseguiremos ajudar o mundo a ser um lugar mais compassivo.
Para isso, dividimos o workshop em quatro temas que estão sendo preparados com muito carinho e cuidado por cada um dos palestrantes.
A medicalização da infância
por Ligia Sena, a Cientista Que Virou Mãe
Como e por que estamos transformando nossas crianças em “doentes”? Por que o foco atual das famílias parecer ser buscar a padronização das crianças? O que nos leva a aceitar com facilidade explicações médicas para coisas naturais de nossas vidas? Qual o contexto por trás da aceitação coletiva da medicalização da infância? Afinal, o que é medicalizar a infância?
Consumismo e infância
por Daniel Becker, pediatra e pioneiro da Pediatria Integral no Brasil
Em quais situações, ainda que não percebamos, estamos incentivando o consumismo nas crianças? Quais os efeitos a curto, médio e longo prazo do consumismo infantil? O que o apelo comercial produz nas crianças? O consumismo na infância faz parte de qual contexto maior, de quais valores, da falta ou do excesso de que?
Criação com apego e a qualidade do vínculo
por mim!
O que é a Criação com Apego e o movimento que ela promove? De onde veio esse movimento? Quais são suas raízes? São regras ou não são regras? No que se baseia? Qual a influência do vínculo? Quais as verdades e os mitos que a cercam? Como podemos quebrar o ciclo da criação abusiva? Como desenvolver um olhar empático e compassivo?
As licenças maternidade e paternidade no Brasil
por Bia Siqueira e Guilherme Abrunhosa, diretores do documentário Com Licença
Licença maternidade e paternidade no Brasil: quais os limites das atuais licenças? Os dilemas enfrentados por mães e pais na volta ao trabalho após o nascimento dos filhos. Quais soluções estão sendo encontradas por diferentes empresas para permitir o maior contato das mães e dos pais com os filhos após o retorno ao trabalho? O que dizem diferentes personagens no Brasil sobre as licenças e suas possibilidades? É uma questão corporativa, governamental ou que envolve todos nós?
Ficou interessado? Para saber de mais detalhes e fazer sua inscrição, acesse a página do evento no Facebook, ou mande um email para [email protected]. Masseja rápido, porque temos pouquíssimas vagas!
Então fica assim: se você estiver pelo Rio nos dias 24 e 25 de maio, não perca essa oportunidade. Dê uma passadinha na Casa Sou.l e troque uma ideia com a gente. Vamos conversar sobre infância?
2 comentários em “Vamos Conversar sobre a Infância?”
Olá Thiago!!!
Parabéns pelo evento! deve ter sido o máximo!!!
Eu perdi, acho que não recebi nenhum email sobre ele … quando tiver um novo desse por favor eu quero estar lá!!!
Oi Gabi!
Então, eu tenho uma boa e uma má notícia… A má notícia é que o evento não aconteceu, pois a Ligia passou por uma emergência familiar. A boa notícia é que você poderá participar assim que marcarmos nova data 🙂
Você segue a página do Facebook? Eu divulguei o evento por lá!