Joguinho clássico de vaza? Temos! Wizard é um senhor do mundo dos carteados, que chega ao Brasil com edição especial de 25 anos e que vale a pena ter um lugarzinho especial na sua coleção.
Nele, você joga as cartas tentando levar a vaza, seguindo o naipe (que no caso é a cor da carta, ou raça dos personagens). Ou seja, se alguém inicia a vaza baixando uma carta verde (elfos) de número 10, todos precisam seguir a cor e tentar jogar uma carta de valor mais alto para ganhar a vaza. Se alguém não tem mais cartas daquela cor, pode jogar qualquer outra cor, que sempre vai perder, a não ser que seja da cor do trunfo.
Aí que Wizard começa a se diferenciar, porque a cor do trunfo muda a cada rodada, o que acaba dando mais dinamismo à partida, e tem mais duas cartas especiais, que é a de Bufão (que sempre perder a vaza) e a do Feiticeiro (que sempre ganha a vaza).
Mas nada disso bate o grande plot twist do jogo, que é o fator aposta. Antes de cada rodada, os jogadores precisam prever quantas vazas conseguirão ganhar naquela rodada. Se alguém acertar, ganha pontos bônus, além dos pontos obtidos por cada vaza ganha. Porém, se você erra a sua previsão, perde pontos com base em quantas vazas você errou na previsão, mas ainda ganhando pontos por cada vaza efetivamente ganha. Parece confuso, mas depois de algumas rodadas, tá no sangue, já.
Ou seja, você às vezes vai querer, propositalmente, perder algumas vazas, e isso deixa o jogo super tenso, mas ainda divertido!
Sobre idades, eu acho que é um jogo que uma criança de 10 anos jogaria tranquilamente, porque tem uns plot twists que crianças menores podem não pegar, apesar de ser um jogo simples de explicar. O Gael, que tem 8 anos, joga de boas, mas é porque ele já tem o costume de jogar jogos de vaza há alguns anos, então não é muito parâmetro!
Por fim, nem tudo é mil maravilhas, né? Então minha única crítica ao jogo de fato é que, em menos jogadores, ele se torna muito longo. Para 3 jogadores, por exemplo, são 20 rodadas, e com muitas cartas envolvidas. Em determinados momentos, o jogo acaba ficando repetitivo, por isso acho que esse jogo deve brilhar mesmo com mais jogadores, idealmente com 5 mesmo, porque são menos rodadas e mais variabilidade. Existem variantes por aí para reduzir a duração das partidas, e acho que pode funcionar super bem, mas ainda não testei.
Outro ponto, que é mais questão de gosto pessoal, mas as artes são bem feinhas, tadinhas. Até as cartas especiais de 25 anos são sofridas. Eu sei que é uma arte antiga e tem quem goste, mas seria legal ver uma arte renovada nessa versão também!
Enfim, pra quem é do carteado, Wizard é formador de caráter.