fbpx

5 dicas para a adaptação Escolar (Ou readaptação)

"A palavra que precisa conduzir esse momento é Acolhimento. Não importa a idade ou contexto, existe uma ansiedade nesse período que precisa ser acolhida e validada."

Nesse período do ano eu recebo muitas mensagens pedindo ajuda sobre o processo de adaptação escolar, e de fato esse é um período desafiador para os pais, tanto para aqueles com filhos que estão frequentando a escola pela primeira vez, como para os que mudaram de escola.

E mesmo para crianças que já frequentam e conhecem a escola, é importante lembrar que elas passaram um período maior em casa, junto dos pais, e que esse é um momento de mudança de rotina para elas.

Então como lidar?

Acho que a palavra que precisa conduzir esse momento é Acolhimento. Não importa a idade ou contexto, existe uma ansiedade nesse período que precisa ser acolhida e validada.

Então minhas dicas são:

1- Nunca invisibilize os sentimentos do seu filho.


Mesmo que não faça muito sentido pra você, valide o que ele está sentindo. Não diga que não é nada, ou que não precisa ficar assim. O que ele sente é importante e legítimo.

Tente lembrar das coisas legais e divertidas da escola, das atividades preferidas e sugira atividades que podem ser feitas quando vocês estiverem juntos novamente.


2- Ajude a criança a nomear e entender o que está sentindo.

 

Você pode dizer para o seu filho: “filho, eu acho que você está meio triste por ter que voltar às aulas, não é? Com medo das mudanças ou ansioso para reencontrar seus amigos. Esse momento é uma confusão de emoções e é normal sentir isso.”

Dar nome aos sentimentos ajuda a lidar com as sensações que ele está vivenciando. 

3- Acolha os sentimentos e mostre suporte incondicional ao seu filho

Deixe claro que você entende que pode ser difícil pra ele e ofereça apoio. 

Pode dizer: “filha, sei que sentir tudo isso pode ser meio assustador, mas estou aqui por você, tá? Você quer um abraço apertado? Um colo? Quer conversar sobre isso?”

É importante lembrar que nossos filhos vão viver momentos delicados para eles, e que muitas vezes tudo que eles precisam é do nosso abraço e saberem que não estão sozinhos.

4- Fale da escola com um tom positivo

Lembre que a escola é um lugar de aprender, brincar, interagir e que é um lugar muito importante para a criança. 

Entenda que mesmo acolhendo, certas coisas são inegociáveis, como não ir para a escola. 

Você pode acolher, falar sobre os sentimentos, abraçar, mas não necessariamente isso significa que seu filho ficará em casa. Isso precisa ficar claro para a criança, que ela vai para a escola, e você dará todo o suporte.

5- Faça combinados que ajudam a encorajar as crianças.



Você pode dizer: “filho, o que podemos fazer para você se sentir melhor, e com mais coragem quando chegarmos na escola?”  

Escute as sugestões da criança e, se forem factíveis, coloque-as em prática! 

Se a criança estiver sem ideias, sugira algo como “já sei! Quando chegarmos na porta da escola, vamos dar 3 abraços cada vez mais apertados, pra coragem e o amor ficar mais forte em você, e quando contarmos os 3, você entra!” ou um desenho nas mãos. use a imaginação.

Tente se lembrar de como você se sentia diante desses desafios e seja a pessoa que você gostaria de ter com você naqueles momentos.

Nossos filhos precisam saber que nós os vemos, nos importamos e que estaremos sempre ao seu lado.

Com carinho,

Thiago Queiroz

Thiago Queiroz

Thiago Queiroz

Pai de quatro filhos, escritor, palestrante, psicanalista em formação, educador parental, host dos podcasts Tricô de Pais e Vai Passar, autor dos livros "Queridos Adultos", "Abrace seu Filho" e "A Armadura de Bertô", e participou do documentário internacional "Dads".

Newsletter

Não perca o melhor do Paizinho no seu email. De graça

Veja esses conteúdos também!

Nossos filhos sentem a nossa energia | Paizinho, Vírgula!

Nesse vídeo vou falar um pouco como as crianças reagem as energias que a gente transmite, vamos conversar sobre como as crianças observam nós, os adultos, e o que a ciência tem a falar sobre isso. ========================= Para conhecer mais do meu trabalho, clica aqui http://paizinho.link/links ==CRÉDITOS== Direção: Hugo Benchimol Ass. de Produção: Tami Watermann

Leia mais »

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

QUER MAIS CONTEÚDO?

assine agora e receba o melhor sobre relacionamentos e infância, de graça!