fbpx

Paternidades: Autismo

"Hoje, 2 de abril, é Dia Mundial de Conscientização do Autismo e, sim, precisamos falar sobre a paternidade de crianças neuroatípicas. Por isso, chamei um amigo especial, o Wagner Yamuto que é pai adotivo do Gabriel, um menino com autismo. "

Hoje, 2 de abril, é Dia Mundial de Conscientização do Autismo e, sim, precisamos falar sobre a paternidade de crianças neuroatípicas. Por isso, chamei um amigo especial, o Wagner Yamuto que é pai adotivo do Gabriel, um menino com autismo. Além disso, ele toca o site Adoção Brasil e nós até gravamos um episódio do podcast Tricô de Pais sobre adoção com ele, e recomendo muito que você ouça!

Ah, sim, na próxima quinta-feira, dia 5 de abril, o Wagner estará no podcast Tricô de Pais novamente, junto com o Alexandre Duarte, para uma conversa muito sensível e especial, sobre como é ser pai de um filho com autismo.

Enquanto o podcast não chega, fiquem com o relato do Wagner.


Quando um homem avisa aos amigos que vai casar, escutamos diversos comentários de que a vida vai acabar e blá, blá, blá.

Depois, os mesmos amigos dizem para aproveitar o agora, porque depois que o filho chegar, acabou tudo. Acabou sua vida e mais blá, blá, blá. Se eu fosse um gato nascido aqui no Brasil ainda me restariam cinco vidas, então estou no lucro.

Chegou o momento em que meu filho nasceu e foi uma festa linda, amigos e famílias todos enviando boas energias e para minha surpresa descobri que a vida não acabou! A chegada de uma criança é vida e se você tem filhos, sabe que a vida realmente começa com a chegada deles.

Depois que temos filhos, qualquer coisa que acontece com eles é transportado aos pais elevado à milionésima potência. Ao presenciar um simples tropeço que termina com leves arranhões no joelho, a dor é automaticamente transferida para o meu joelho com uma intensidade brutal.

Em uma bela manhã, minha esposa e eu levamos o Gabriel em uma Neuropediatra. Entramos no consultório com um filho “normal” e 10 minutos depois saímos com um filho com AUTISMO. Já dentro do carro, voltando para casa, a sensação é de que a vida realmente tinha acabado.

Sofremos, choramos e ficamos de luto como se realmente tivéssemos perdido um filho. Por que comigo? Por que com ele? Por que?

Ao olhar para o lado, ele estava lá. Com o mesmo olhar distante que nunca tínhamos percebido até então. O olhar estava perdido, mas não seu coração e foi este pequeno grande homem que nos mostrou que a vida estava dando uma nova oportunidade de começarmos uma nova vida.

Você conhece aquela árvore Ipê-roxo?

Alguns olham para ela e pensam:

— Nossa, isso vai fazer uma sujeira!

Enquanto isso, outros admiram sua beleza e seus encantos.

O Gabriel nos ensinou e ver este outro lado e nos mostrou que cada conquista e cada momento deve ser vivido intensamente. Tão intenso como os abraços e beijos que ele faz questão de nos presentear todos os dias.

Thiago Queiroz

Thiago Queiroz

Psicanalista, pai de quatro filhos, escritor, palestrante, educador parental, host dos podcasts Tricô e Pausa pra Sentir (dentre outros), autor dos livros "Queridos Adultos", "Abrace seu Filho", "A Armadura de Bertô" e "Cartinhas para meu pai", participou também do documentário internacional "Dads".

Newsletter

Não perca o melhor do Paizinho no seu email. De graça

Veja esses conteúdos também!

Fazer exercício “Na força do ódio”? | #shorts

Quem me acompanha por aqui e no instagram, sabe que eu tenho adotado hábitos mais saudáveis e feito exercício físico todos os dia. Por isso eu convido vocês a refletirem sobre como a gente encara o exercício como um sofrimento, algo que a gente odeia. Assista a conversa completa em: ========================= Para conhecer mais do

Leia mais »

Faça isso quando seu filho pedir algo. #shorts

Quando nossos filhos nos pedem algo, eles estão expressando a sua vontade, o seu desejo. E isso é legítimo. Nós também desejamos coisas. Isso não quer dizer que vamos atender essa vontade, mas validar esse desejo já ajuda muito. Embarque nos pedidos deles, imagine juntos e você vai ver como melhora o comportamento e diminui

Leia mais »

Os homens e a sobrecarga materna. #shorts

O episódio do chilique dessa semana falou sobre a saúde mental materna e como os homens precisam estar atentos às companheiras. ========================= Para conhecer mais do meu trabalho, clica aqui http://paizinho.link/links ==CRÉDITOS== Direção: Hugo Benchimol Edição e Pós-Produção: @ducashow Revisão: Evelyn Martins #parentalidade #filhos #paisefilhos #criacaocomapego #maternidade

Leia mais »

Bebês agem dessa forma. | #shorts

A maioria das tretas na pracinha são por conta das disputas de brinquedos entre bebês, quando na verdade, os bebês não tem muito a noção do que é brincar junto ou que aquele brinquedo é do outro. Falei sobre todas essas tretas no vídeo abaixo: ========================= Para conhecer mais do meu trabalho, clica aqui http://paizinho.link/links

Leia mais »

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *