Já imaginou ser um criador de bichos de seda? Em Silk, isso é possível, e que jogo gostosinho, minha gente!
Além do jogo ter componentes lindos e com cores de meeples pouco usuais (mas que combinam demais com o espírito do jogo), a mecânica de funcionamento dele é encantadora. Você precisa conduzir seus bichinhos da seda pelos campos e fazê-los comer, que é basicamente como você pontua no jogo.
Você tem várias ações, e a movimentação precisa ser muito estratégica para você posicionar seus bichos da seda nos campos mais férteis, enquanto afasta os bichos dos seus oponentes. E rola um negócio meio pedra, papel e tesoura que eu amo, porque além dos bichos de seda, você tem um criador seu, um mastim também seu, e um ookamy (que é um monstro esquisito comedor de bichos da seda).
Funciona assim: o criador empurra o mastim e os bichos de seda, mas tem medo do ookamy. O ookamy come os bichos de seda mas tem medo do mastim. O mastim empurra os bichos de seda e o ookamy, mas não empurra o criador.
Essas regras de movimentação fazem o jogo ficar super dinâmico e, por mais que pareça confuso, quando você começa a jogar, tudo faz muito sentido. Existem outras ações, como construir certas de proteção ou viveiros, e tudo isso vai de acordo com os dados que você joga na sua vez.
O Gael e o Dante conseguiram jogar sem nenhuma dificuldade, entre nós três. Eles super curtiram essa ideia de cuidar dos bichinhos e ganhar pontos. Porém, quando a gente foi jogar em 4 com a Anne, eu já senti o jogo meio travado, com muita coisa no tabuleiro acontecendo e sem muito espaço pra atuar, então é um jogo que vou sempre jogar com no máximo 3 pessoas.
Ainda assim é um jogo que eu recomendo muito, é leve, divertido e você ainda pratica estratégia!