Se você é pai e não amamenta, então como pode apoiar a amamentação? Confira algumas dicas de como dar suporte nesse momento tão delicado.
- Entendendo a importância da amamentação
Ainda na gestação, você pode (e deve) buscar informações sobre os benefícios da amamentação, se informar sobre o tema em geral, ler e procurar referências para ajudar a buscar respostas nos momentos de dúvidas.
- Encorajando a amamentação sem questionar
As decisões sobre a amamentação cabe a quem amamenta, mas é possível estar por perto acolhendo os medos e dúvidas, oferecendo suporte nos momentos de dificuldade, sempre respeitando suas escolhas.
- Estando disponível
Durante a amamentação, fome e sede são sempre presença garantida, então certifique-se que o ambiente esteja confortável. Ajuste a temperatura, deixe sempre uma garrafinha de água ao alcance e desperte o chef dentro de você!
- Assumindo os cuidados com a casa
As demandas do bebê, a privação de sono e a amamentação exigem muito.
Assuma o máximo de tarefas da casa ou terceirize esse cuidado para que quem amamenta consiga descansar e se “preocupar apenas” com o bebê.
- Tendo o seu próprio tempo com o bebê
Para além da amamentação, o pai pode cuidar de todas as outras necessidades do bebê e aproveitar esse tempo para estabelecer o vínculo que é tão importante nessa relação. Aproveite a troca de fraldas, o banho e a hora de dormir para conversar, brincar e interagir com o bebê.
- Sendo proativo
Esteja atento. Verifique o estoque de fraldas, se o bebê tem roupa limpa, se precisa comprar algo na farmácia ou mercado. Não deixe a carga mental dos cuidados da casa e do bebê apenas para quem amamenta. Observe à sua volta e resolva o que estiver ao seu alcance.
É muito importante que o pai seja parceiro. Ser parceiro é completamente diferente de “ajudar” ou “dar uma força”.
Os primeiros meses e principalmente os primeiros dias são difíceis, mas depois que a amamentação se estabelece, as coisas melhoram.
Lembre-se do mantra: “Vai passar”.
E não esqueça de espalhar esse conteúdo por aí.
Com carinho,
Thiago Queiroz