fbpx

O pai e a amamentação

"Algumas dicas de como o pai que não amamenta pode dar suporte na amamentação. "

Se você é pai e não amamenta, então como pode apoiar a amamentação? Confira algumas dicas de como dar suporte nesse momento tão delicado.

  • Entendendo a importância da amamentação

Ainda na gestação, você pode (e deve) buscar informações sobre os benefícios da amamentação, se informar sobre o tema em geral, ler e procurar referências para ajudar a buscar respostas nos momentos de dúvidas.

  • Encorajando a amamentação sem questionar

As decisões sobre a amamentação cabe a quem amamenta, mas é possível estar por perto acolhendo os medos e dúvidas, oferecendo suporte nos momentos de dificuldade, sempre respeitando suas escolhas.

  • Estando disponível

Durante a amamentação, fome e sede são sempre presença garantida, então certifique-se que o ambiente esteja confortável. Ajuste a temperatura, deixe sempre uma garrafinha de água ao alcance e desperte o chef dentro de você!

  • Assumindo os cuidados com a casa

As demandas do bebê, a privação de sono e a amamentação exigem muito.

Assuma o máximo de tarefas da casa ou terceirize esse cuidado para que quem amamenta consiga descansar e se “preocupar apenas” com o bebê.

  • Tendo o seu próprio tempo com o bebê

Para além da amamentação, o pai pode cuidar de todas as outras necessidades do bebê e aproveitar esse tempo para estabelecer o vínculo que é tão importante nessa relação. Aproveite a troca de fraldas, o banho e a hora de dormir para conversar, brincar e interagir com o bebê.

  • Sendo proativo

Esteja atento. Verifique o estoque de fraldas, se o bebê tem roupa limpa, se precisa comprar algo na farmácia ou mercado. Não deixe a carga mental dos cuidados da casa e do bebê apenas para quem amamenta. Observe à sua volta e resolva o que estiver ao seu alcance.

É muito importante que o pai seja parceiro. Ser parceiro é completamente diferente de “ajudar” ou “dar uma força”.

Os primeiros meses e principalmente os primeiros dias são difíceis, mas depois que a amamentação se estabelece, as coisas melhoram.

Lembre-se do mantra: “Vai passar”.

E não esqueça de espalhar esse conteúdo por aí.

Com carinho,

Thiago Queiroz

 

 

Thiago Queiroz

Thiago Queiroz

Pai de quatro filhos, escritor, palestrante, psicanalista em formação, educador parental, host dos podcasts Tricô de Pais e Vai Passar, autor dos livros "Queridos Adultos", "Abrace seu Filho" e "A Armadura de Bertô", e participou do documentário internacional "Dads".

Newsletter

Não perca o melhor do Paizinho no seu email. De graça

Veja esses conteúdos também!

O que esperar dos avós? | Paizinho, Vírgula!

E quando os nossos filhos não recebem atenção dos avós ou não como os outros netos? Situação difícil, não é? Trouxemos a dúvida de uma seguidora e falamos sobre esse tema tão delicado mas que é comum para muitas famílias. Vem conferir e comente se já passou por algo parecido ou se esse vídeo te

Leia mais »

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

QUER MAIS CONTEÚDO?

assine agora e receba o melhor sobre relacionamentos e infância, de graça!