fbpx

A cura que vem através dos filhos.

"O que seu filho tem ajudado a curar por aí?"
É de se esperar que alguém que foi silenciado na infância com “engole o choro”, tenha dificuldade de lidar e acolher o choro dos filhos. Mas esse pode ser o caminho de cura. Para que acolhendo, acolha também a si mesmo.

Uma das coisas mais desafiadoras da paternidade, foi a forma como eu precisei olhar para a minha própria criação para poder pensar na criação dos meus filhos.

Não foi fácil lidar com a dor de perceber o silenciamento e o distanciamento afetivo que eu vivi na minha infância. E infelizmente, isso não diz apenas sobre mim e os meus pais, mas sobre uma geração inteira, que aprendeu que esse era o jeito de educar.

Nossos pais fizeram o melhor que podiam com a informação que tinham. Mas ainda assim, isso deixou marcas. E é muito importante que a gente consiga reconhecer essas marcas quando estamos lidando com os nossos filhos.

Entender que o choro deles, pode despertar os nossos choros silenciados. Que as emoções deles, podem nos lembrar das nossas emoções contidas pelo medo. Só que agora podemos mudar a história. Curar e acolher, como gostaríamos de ter sido acolhidos.

Se algo na sua relação com seu filho é difícil demais pra você, pode ser uma dessas marcas do que você viveu. Olha pra isso, tenta entender e cuidar. É o que eu sempre digo e volto a repetir:

Todas as vezes que você abraça seu filho, você se cura um pouco. Todas as vezes que você abraça seu filho, você é abraçado de volta.

O que seu filho tem ajudado a curar por aí?

Thiago Queiroz

Thiago Queiroz

Psicanalista, pai de quatro filhos, escritor, palestrante, educador parental, host dos podcasts Tricô e Pausa pra Sentir (dentre outros), autor dos livros "Queridos Adultos", "Abrace seu Filho", "A Armadura de Bertô" e "Cartinhas para meu pai", participou também do documentário internacional "Dads".

Newsletter

Não perca o melhor do Paizinho no seu email. De graça

Veja esses conteúdos também!

Pai ativo, será? #shorts

Uma problematização sobre o dia dos pais e sobre os inúmeros termos sobre paternidade ativa, paternidade conciente, presente. Será que precisamos de tantos termos quando o pai está apenas exercendo a sua função? Vamos pensar sobre isso. ========================= Para conhecer mais do meu trabalho, clica aqui http://paizinho.link/links ==CRÉDITOS== Direção: Hugo Benchimol Edição e Pós-Produção: @ducashow

Leia mais »

Fazer exercício “Na força do ódio”? | #shorts

Quem me acompanha por aqui e no instagram, sabe que eu tenho adotado hábitos mais saudáveis e feito exercício físico todos os dia. Por isso eu convido vocês a refletirem sobre como a gente encara o exercício como um sofrimento, algo que a gente odeia. Assista a conversa completa em: ========================= Para conhecer mais do

Leia mais »

Faça isso quando seu filho pedir algo. #shorts

Quando nossos filhos nos pedem algo, eles estão expressando a sua vontade, o seu desejo. E isso é legítimo. Nós também desejamos coisas. Isso não quer dizer que vamos atender essa vontade, mas validar esse desejo já ajuda muito. Embarque nos pedidos deles, imagine juntos e você vai ver como melhora o comportamento e diminui

Leia mais »

Os homens e a sobrecarga materna. #shorts

O episódio do chilique dessa semana falou sobre a saúde mental materna e como os homens precisam estar atentos às companheiras. ========================= Para conhecer mais do meu trabalho, clica aqui http://paizinho.link/links ==CRÉDITOS== Direção: Hugo Benchimol Edição e Pós-Produção: @ducashow Revisão: Evelyn Martins #parentalidade #filhos #paisefilhos #criacaocomapego #maternidade

Leia mais »

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *