fbpx

A Paternidade Não é um Passe de Mágica

"A paternidade já começa assim que o filho nasce? Infelizmente, não. Mas então, como que se constrói uma paternidade real, presente? Vem ver."

Essa foto aí é do dia que o Dante nasceu. Uma das experiências mais transformadoras que eu já vivi na vida. Aliás, cada nascimento de cada filho meu foi uma experiência totalmente diferente, mas igualmente transformadora. E a cada parto da @annebrumana, eu me apaixonava ainda mais por ela.

Para além da beleza da foto que vocês veem, ela me lembra de algo importante. Ao contrário do que todo mundo espera, não foi nessa foto que eu me tornei pai. A paternidade não vem assim, num estalar de dedos. Foi um belo começo? Cheio de emoção e carinho? Claro!

Mas paternidade não é um passe de mágica.

A paternidade é construída um pouquinho todo dia. É entrega, disponibilidade e afeto. É um relacionamento em que, como qualquer outro relacionamento das nossas vidas, precisa de cuidado e carinho.

A diferença, na paternidade, é que, infelizmente, na sociedade em que vivemos, o pai, para ser pai mesmo, precisa querer muito. Isso porque é muito “fácil” não ser pai. Tem gente que sequer coloca seu nome na certidão de nascimento do bebê. Tem pai ausente que vive na mesma casa, como se tivesse fugido de casa há anos atrás.

Ser pai, de verdade, está além das fotos bonitas de Instagram, mas está nos momentos “feios” que ninguém quer ver, que não engaja, que não dá curtidas, nem seguidores.

A paternidade é construída também nas noites pouco dormidas, na sensação de exaustão, no desespero de ver o dia acabando e você não conseguindo “fazer nada” além de criar pessoinhas incríveis.

A paternidade é construída não apenas nos acertos, mas também nos erros e, principalmente, nas nossas tentativas humildes de reparar nossos erros e mostrar nossa humanidade falha.

E, enquanto vamos construindo essa paternidade, vamos nos reconstruindo como homens também, porque é impossível viver uma paternidade com mais afeto, presença e disponibilidade sem repensar o que é ser homem.

O problema, como sempre, é que essa porta só abre por dentro. Então fica aqui o meu convite a você, camarada que quer ser pai de verdade, vamos abrir essa porta e mergulhar de cabeça?

Thiago Queiroz

Thiago Queiroz

Psicanalista, pai de quatro filhos, escritor, palestrante, educador parental, host dos podcasts Tricô e Pausa pra Sentir (dentre outros), autor dos livros "Queridos Adultos", "Abrace seu Filho", "A Armadura de Bertô" e "Cartinhas para meu pai", participou também do documentário internacional "Dads".

Newsletter

Não perca o melhor do Paizinho no seu email. De graça

Veja esses conteúdos também!

Fazer exercício “Na força do ódio”? | #shorts

Quem me acompanha por aqui e no instagram, sabe que eu tenho adotado hábitos mais saudáveis e feito exercício físico todos os dia. Por isso eu convido vocês a refletirem sobre como a gente encara o exercício como um sofrimento, algo que a gente odeia. Assista a conversa completa em: ========================= Para conhecer mais do

Leia mais »

Faça isso quando seu filho pedir algo. #shorts

Quando nossos filhos nos pedem algo, eles estão expressando a sua vontade, o seu desejo. E isso é legítimo. Nós também desejamos coisas. Isso não quer dizer que vamos atender essa vontade, mas validar esse desejo já ajuda muito. Embarque nos pedidos deles, imagine juntos e você vai ver como melhora o comportamento e diminui

Leia mais »

Os homens e a sobrecarga materna. #shorts

O episódio do chilique dessa semana falou sobre a saúde mental materna e como os homens precisam estar atentos às companheiras. ========================= Para conhecer mais do meu trabalho, clica aqui http://paizinho.link/links ==CRÉDITOS== Direção: Hugo Benchimol Edição e Pós-Produção: @ducashow Revisão: Evelyn Martins #parentalidade #filhos #paisefilhos #criacaocomapego #maternidade

Leia mais »

Bebês agem dessa forma. | #shorts

A maioria das tretas na pracinha são por conta das disputas de brinquedos entre bebês, quando na verdade, os bebês não tem muito a noção do que é brincar junto ou que aquele brinquedo é do outro. Falei sobre todas essas tretas no vídeo abaixo: ========================= Para conhecer mais do meu trabalho, clica aqui http://paizinho.link/links

Leia mais »

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *