Esses dias, testamos o protótipo de Arquimedes, um jogo novo de Reiner Knizia, da editora Adoleta Jogos.
Já adianto que, no fim da primeira partida, o Dante mandou avisar que o protótipo está aprovado 😂
Mas o que seria Arquimedes? É um jogo de cartas interessantíssimo sobre matemática e matemáticos. Cada jogador começa a rodada com 5 cartas na mão, e a ideia é você se livrar de todas as cartas da sua mão completando expressões matemáticas.
Por exemplo, uma carta de número sempre fica aberta na mesa, e você usa os operadores para completar a expressão e baixar cartas de números da sua mão.
Nas fotos, a carta de número 2 estava aberta, e o Dante tinha as cartas 1 e 3 na mão, então colocou as cartas de + e = para fechar a expressão e se livrar das cartas.
Depois, você deve pegar essas cartas de número e colocar em cima da pilha de cartas abertas, de forma que a nova carta aberta seja a última baixada, ou seja, a carta 3. As cartas de operadores voltam para o centro da mesa, para o próximo jogador utilizar.
Se você não tiver cartas na mão que montem uma expressão correta, você deve comprar mais cartas até conseguir fazer sua expressão.
O jogo rola assim até que um jogador fique sem cartas na mão, ou que o bolo de cartas para comprar acabe. Quem tiver com a mão vazia, ou com o menor somatório das cartas, se livra das “cartas de penalidade”, que são aquelas cartas com o número 1 e 2 grandes nas fotos.
As rodadas se repetem por 5 vezes e o ganhador é quem tiver a menor quantidade de cartas de penalidade somadas!
Como o Dante ainda está aprendendo multiplicação e divisão, essas operações ficaram de fora.
Em resumo: o jogo é muito divertido, e quero jogar mais com o Dante!
Tem um plus também: o design é lindíssimo e cada carta de número é representada por um matemático, e você ainda consegue ler uma mini bio de cada um deles!