Eu sempre quis jogar algum jogo Century com os meus filhos, então vocês podem imaginar a alegria que foi receber o Century Golem Edition depois de ter comprado ele na Black Friday do ano passado hahaha.
Pois bem, nesse jogo você precisa coletar gemas para conseguir construir um golem, e cada golem dá uma pontuação diferente no final da partida, mas exige também uma combinação de gemas diferentes. Essas gemas obtém mineirando, fazendo melhorias ou trocas com comerciantes.
E como isso rola? Com as cartas da mesa, e isso que é o mais incrível do jogo, porque é uma forma muito legal de apresentar o conceito de deck building (construção de baralho) para crianças. A cada rodada, você pode baixar uma carta, comprar uma carta de comércio, construir um golem ou descansar. E quando você descansa, você consegue pegar todas as cartas que já baixou de volta para a sua mão. Ou seja, se você começa o jogo com apenas duas cartas na mão, durante a partida você consegue construir um baralho das cartas que você compra, o que vai facilitar muito a sua vida de construtor de golem.
A mecânica você já percebeu que é ótima, né? Mas e a arte? Minha gente, olha a arte dessas cartas! Olha essas pedras lindas do jogo! Olha essas moedas de metal! As crianças piraram com isso e, obviamente, quem ganhou a partida foi o Gael, não eu.
Ah, e só um detalhe: esse jogo é bastante parecido com o Century Rota das Especiarias, mas tem toda uma “cara” mais agradável para crianças. Não sei se os dois jogos são idênticos porque não comparei carta a carta, mas a ideia é a mesma.