fbpx

Como Saber se Estou Sendo um Bom Pai/Mãe?

"A parentalidade é um caminho para se percorrer junto. Se conhecendo, se acolhendo e aprendendo enquanto caminham."

Primeiramente, eu gostaria de deixar claro que não existe um checklist que pode responder essa pergunta para você. Existem muitas, infinitas formas de ser um bom pai ou boa mãe, e existem infinitas realidades, então não é possível listar critérios prontos que possam mensurar quão boa é a sua parentalidade.

Mas eu sei, também porque eu vivo isso, que nós pais temos muitas dúvidas e muito medo. Será que estamos fazendo as escolhas certas e suficientes para os nossos filhos? E eu gostaria de ajudar você nisso.

Winnicot, pediatra e psicanalista inglês, tem um conceito que cabe perfeitamente nessa conversa.

Para ele, a “mãe suficientemente boa” ( conceito que pode – deve – ser ampliado para pai ou cuidador), além de prover as necessidades do indivíduo como sujeito, também falha, e está sempre corrigindo essas falhas.

Ao falhar e buscar se corrigir, estabelece a “comunicação do amor, assentada pelo fato de haver ali um ser humano que se preocupa.”

Nossos filhos não precisam de pais perfeitos, mas de pais que estão disponíveis, inteiros e humanos. Que, ainda errando, estão tentando oferecer o seu melhor.

Em alguns momentos esse melhor vai ser ótimo, em outros vai ser apenas o suficiente e em outros vai ser menos que o suficiente. Mas só de nos preocuparmos com isso, de fazermos essa auto-análise sobre nossos cuidados, é um sinal de que estamos no campo do “suficientemente bom”.

De forma nenhuma estou falando para negligenciarmos as necessidades da criança ou aceitarmos nossos erros deliberadamente, mas de um alinhamento de expectativas, que precisa estar de acordo com cada realidade.

Quero lembrar você que é normal ter dúvidas e medos sobre as suas escolhas. Eu tenho também. Afinal, você se importa e se sente responsável e comprometido com essa intensa e desafiadora missão de educar filhos. Mas que fique claro: não existe certo ou errado.

A parentalidade é um caminho para se percorrer junto. Se conhecendo, se acolhendo e aprendendo enquanto caminham.

Vamos juntos nessa caminhada.

Com carinho,

Thiago Queiroz

Thiago Queiroz

Thiago Queiroz

Psicanalista, pai de quatro filhos, escritor, palestrante, educador parental, host dos podcasts Tricô e Pausa pra Sentir (dentre outros), autor dos livros "Queridos Adultos", "Abrace seu Filho", "A Armadura de Bertô" e "Cartinhas para meu pai", participou também do documentário internacional "Dads".

Newsletter

Não perca o melhor do Paizinho no seu email. De graça

Veja esses conteúdos também!

Fazer exercício “Na força do ódio”? | #shorts

Quem me acompanha por aqui e no instagram, sabe que eu tenho adotado hábitos mais saudáveis e feito exercício físico todos os dia. Por isso eu convido vocês a refletirem sobre como a gente encara o exercício como um sofrimento, algo que a gente odeia. Assista a conversa completa em: ========================= Para conhecer mais do

Leia mais »

Faça isso quando seu filho pedir algo. #shorts

Quando nossos filhos nos pedem algo, eles estão expressando a sua vontade, o seu desejo. E isso é legítimo. Nós também desejamos coisas. Isso não quer dizer que vamos atender essa vontade, mas validar esse desejo já ajuda muito. Embarque nos pedidos deles, imagine juntos e você vai ver como melhora o comportamento e diminui

Leia mais »

Os homens e a sobrecarga materna. #shorts

O episódio do chilique dessa semana falou sobre a saúde mental materna e como os homens precisam estar atentos às companheiras. ========================= Para conhecer mais do meu trabalho, clica aqui http://paizinho.link/links ==CRÉDITOS== Direção: Hugo Benchimol Edição e Pós-Produção: @ducashow Revisão: Evelyn Martins #parentalidade #filhos #paisefilhos #criacaocomapego #maternidade

Leia mais »

Bebês agem dessa forma. | #shorts

A maioria das tretas na pracinha são por conta das disputas de brinquedos entre bebês, quando na verdade, os bebês não tem muito a noção do que é brincar junto ou que aquele brinquedo é do outro. Falei sobre todas essas tretas no vídeo abaixo: ========================= Para conhecer mais do meu trabalho, clica aqui http://paizinho.link/links

Leia mais »

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *