fbpx

Disciplina positiva não funciona com meus filhos.

"Conseguir orientar sobre comportamento, valores e como lidar com as emoções e frustrações não é fácil. Mas seguimos com a missão de fazer o nosso melhor."

Eu recebo muitas mensagens de pais inseguros em relação a uma criação com apego porque acham que não está funcionando já que os filhos seguem fazendo birra, seguem não cooperando ou brigando em com os irmãos…

E eu preciso dizer que:

Sim, isso vai acontecer. E não é sobre o tipo de educação.

Precisamos alinhar as expectativas em relação ao comportamento dos nossos filhos. Criados com disciplina positiva ou com educação violenta. Eles ainda são crianças. Ainda estão aprendendo e desenvolvendo ferramentas de auto regulação.

Quer dizer que tanto faz criar com ou sem violência? Não!

Significa que eles vão ter comportamentos que são próprios da infância e até da vida adulta.

As crianças criadas através da disciplina positiva, também vão querer ficar brincando no lugar de parar pra tomar banho.

  • Vão reclamar de guardar os brinquedos.
  • Vão ter dificuldade em esperar ou ficarem quietas.
  • Ficarão frustradas na hora de ir embora do parquinho.
  • Também vão disputar e implicar com os irmãos.

O que muda é a forma como vamos conduzir essas questões e como eles vão desenvolver ferramentas para lidar com esses sentimentos.

A Disciplina Positiva não torna nossos filhos robôs obedientes, pelo contrário. Ensina que eles são dignos de serem tratados com afeto e respeito.

Então se você está inseguro e achando que está errando por conta desses comportamentos, eu quero te dar um abraço e te dizer que está tudo bem.

Acontece aqui em casa, com os meus filhos e com todas as famílias que eu conheço.

Simplesmente pelo fato de que crianças são crianças e ainda estão aprendendo a lidar com as próprias emoções, com as suas vontades e com as outras pessoas. O que funciona hoje pode não funcionar amanhã. Os desafios mudam mas sempre vale a pena ensinar através do respeito e afeto.

Criar filhos é incrível mas também é difícil. Conseguir orientar sobre comportamento, valores e como lidar com as emoções e frustrações não é fácil. Mas seguimos com a missão de fazer o nosso melhor.

Acompanhe meu conteúdo que sempre tem dicas de como lidar com esses desafios.

Com carinho,

Thiago Queiroz

Thiago Queiroz

Thiago Queiroz

Psicanalista, pai de quatro filhos, escritor, palestrante, educador parental, host dos podcasts Tricô e Pausa pra Sentir (dentre outros), autor dos livros "Queridos Adultos", "Abrace seu Filho", "A Armadura de Bertô" e "Cartinhas para meu pai", participou também do documentário internacional "Dads".

Newsletter

Não perca o melhor do Paizinho no seu email. De graça

Veja esses conteúdos também!

Fazer exercício “Na força do ódio”? | #shorts

Quem me acompanha por aqui e no instagram, sabe que eu tenho adotado hábitos mais saudáveis e feito exercício físico todos os dia. Por isso eu convido vocês a refletirem sobre como a gente encara o exercício como um sofrimento, algo que a gente odeia. Assista a conversa completa em: ========================= Para conhecer mais do

Leia mais »

Faça isso quando seu filho pedir algo. #shorts

Quando nossos filhos nos pedem algo, eles estão expressando a sua vontade, o seu desejo. E isso é legítimo. Nós também desejamos coisas. Isso não quer dizer que vamos atender essa vontade, mas validar esse desejo já ajuda muito. Embarque nos pedidos deles, imagine juntos e você vai ver como melhora o comportamento e diminui

Leia mais »

Os homens e a sobrecarga materna. #shorts

O episódio do chilique dessa semana falou sobre a saúde mental materna e como os homens precisam estar atentos às companheiras. ========================= Para conhecer mais do meu trabalho, clica aqui http://paizinho.link/links ==CRÉDITOS== Direção: Hugo Benchimol Edição e Pós-Produção: @ducashow Revisão: Evelyn Martins #parentalidade #filhos #paisefilhos #criacaocomapego #maternidade

Leia mais »

Bebês agem dessa forma. | #shorts

A maioria das tretas na pracinha são por conta das disputas de brinquedos entre bebês, quando na verdade, os bebês não tem muito a noção do que é brincar junto ou que aquele brinquedo é do outro. Falei sobre todas essas tretas no vídeo abaixo: ========================= Para conhecer mais do meu trabalho, clica aqui http://paizinho.link/links

Leia mais »

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *