fbpx

Meu Filho Disse Que Me Odeia

"Precisamos entender a humanidade dos nossos filhos e aceitar que eles também vão sentir raiva, inclusive da gente. Assim como, muitas vezes, nos frustramos e sentimos raiva dos nossos pais."

Se você já passou por essa situação, receba meu abraço. É difícil demais, não é?

Se você ainda não passou, eu sinto informar que isso provavelmente vai acontecer em algum momento. O “Eu te odeio.” ou as variantes:

“Você é o pior pai/mãe do mundo.”

“Não gosto mais de você.”

“Não queria ser seu filho.”

Apesar de difícil, acredite: Não é pessoal.

Sabe quando estamos com muita raiva e falamos coisas que nem acreditamos, só para machucar o outro? É isso que acontece com os nossos filhos. Eles também passam por isso e sabem que colocar o amor deles à prova é uma forma de nos atingir.

E isso não é sobre ser bom ou mau, é sobre um momento de descontrole. Significa que eles podem nos tratar dessa forma sempre? Claro que não. Assim como buscamos tratá-los com respeito, isso precisa ser recíproco. Então como lidar se/quando isso acontecer?

Primeiro se acalme e respire fundo. Seu filho está desregulado e precisa da sua ajuda para se acalmar. Lembra que não é pessoal? Pois é, não é!

Você pode dizer:

“Entendo que você está com raiva, chateado e que você pode ser mais gentil. Agora precisamos nos acalmar. Depois conversamos sobre isso.”

Em outro momento, quando estiverem tranquilos, podem conversar e explicar como se sentiu. É importante que ele saiba que está tudo bem sentir raiva mas que não pode descontar nas outras pessoas. Pode dizer o quanto ficou magoada mas que o ama incondicionalmente, mesmo discordando das suas atitudes.

Dependendo da idade, eles não vão conseguir refletir sobre isso na hora. Mas você pode aproveitar pra fazer dessa situação um momento de reparação e conexão entre vocês.

Não é fácil lidar com essa situação, por isso é tão importante termos empatia e lembrarmos das vezes que nos sentíamos assim com nossos pais. Só que agora temos a oportunidade de ensinarmos sobre os sentimentos sob a ótica do respeito e afeto.

Como eu sempre digo: Não é fácil mas vale a pena.

Com Carinho

Thiago Queiroz

Thiago Queiroz

Thiago Queiroz

Psicanalista, pai de quatro filhos, escritor, palestrante, educador parental, host dos podcasts Tricô e Pausa pra Sentir (dentre outros), autor dos livros "Queridos Adultos", "Abrace seu Filho", "A Armadura de Bertô" e "Cartinhas para meu pai", participou também do documentário internacional "Dads".

Newsletter

Não perca o melhor do Paizinho no seu email. De graça

Veja esses conteúdos também!

Fazer exercício “Na força do ódio”? | #shorts

Quem me acompanha por aqui e no instagram, sabe que eu tenho adotado hábitos mais saudáveis e feito exercício físico todos os dia. Por isso eu convido vocês a refletirem sobre como a gente encara o exercício como um sofrimento, algo que a gente odeia. Assista a conversa completa em: ========================= Para conhecer mais do

Leia mais »

Faça isso quando seu filho pedir algo. #shorts

Quando nossos filhos nos pedem algo, eles estão expressando a sua vontade, o seu desejo. E isso é legítimo. Nós também desejamos coisas. Isso não quer dizer que vamos atender essa vontade, mas validar esse desejo já ajuda muito. Embarque nos pedidos deles, imagine juntos e você vai ver como melhora o comportamento e diminui

Leia mais »

Os homens e a sobrecarga materna. #shorts

O episódio do chilique dessa semana falou sobre a saúde mental materna e como os homens precisam estar atentos às companheiras. ========================= Para conhecer mais do meu trabalho, clica aqui http://paizinho.link/links ==CRÉDITOS== Direção: Hugo Benchimol Edição e Pós-Produção: @ducashow Revisão: Evelyn Martins #parentalidade #filhos #paisefilhos #criacaocomapego #maternidade

Leia mais »

Bebês agem dessa forma. | #shorts

A maioria das tretas na pracinha são por conta das disputas de brinquedos entre bebês, quando na verdade, os bebês não tem muito a noção do que é brincar junto ou que aquele brinquedo é do outro. Falei sobre todas essas tretas no vídeo abaixo: ========================= Para conhecer mais do meu trabalho, clica aqui http://paizinho.link/links

Leia mais »

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *