Gente do céu, o que é Nova Luna? Que jogo espetacularmente incrível!
Talvez vocês já tenham percebido, mas eu realmente adoro jogos de alocação de peças. Junte isso ao fato de eu ser um fã do trabalho do Uwe Rosenberg, pronto, temos um match perfeito.
Nova Luna é um jogo que tem toda uma arte linda sobre as fases da lua, e a atenção aos pequenos detalhes, como inclusive a parte interna da caixa, faz com que seja realmente uma produção impecável.
Apesar de toda essa coisa com a lua e suas fases, o jogo é puramente abstrato, e a ideia é atender o requisito de cada peça, como se fossem contratos. Por exemplo, nessa foto acima, a peça amarela tem 3 contratos que indicam quais cores de peça precisam estar adjacentes a ela para serem atendidos. Assim que você atende às condições de cada contrato, você coloca um marcador da sua cor, e o objetivo é colocar todos os seus 21 marcadores em jogo, antes de todo mundo.
É um puzzle bem divertido e gostoso de jogar, não é tanto de fritar o cérebro como Calico, mas tem seus desafios também, ainda mais se você começa a querer fazer combos para atender os contratos da forma mais eficiente possível.
Em resumo, super recomendado! E, claro, essa partida aí quem ganhou foi a Anne. Acho que eu nasci pra perder mesmo.
Sobre idades, eu ainda não joguei com as crianças, mas acho que o Dante, com 8 anos, tem plenas condições de jogar de forma competitiva. O Gael, com 6 anos, talvez não consiga jogar da forma mais eficiente possível, mas conseguiria jogar de boas. Quando eu jogar com eles, posto de novo aqui.
Agora, só nos resta torcer bastante para alguma editora trazer essa preciosidade aqui pro Brasil! Venha orar comigo nos comentários hahaha.