Senta aqui, vamos conversar. Preciso ter uma conversa séria com vocês.
Essa é uma dúvida recorrente, e muitas pessoas já falam que para fazer com que os nossos filhos se comportem bem, elas precisam se sentir bem.
Mas eu pergunto a vocês: de onde vem essa ideia de que nós precisamos fazer com o que os nossos filhos se sintam mal?
Você já pensou sobre isso?
O que faz você pensar que esse é o caminho? Você nem ninguém quer pensar sobre isso, porque a resposta é um pouco indigesta: vingança.
Sim, vingança.
Quando os seus filhos fazem algo que você considera muito errado, e que lhe causa um mal estar ou incômodo profundo, você sente raiva do seu filho. E se você já está pensando que estou escrevendo isso para fazer você se sentir culpado (ou culpada), pense novamente. Sentir raiva dos filhos é algo perfeitamente normal.
O problema é que sentir raiva dos filhos (como eu eventualmente sinto também) é algo que a sociedade promove como proibido, quase um pecado capital da parentalidade. E como nos envergonhamos de sentir isso, tratamos de não olhar para esse sentimento e partir logo para a ação: nos vingar, fazendo com que os nossos filhos se sintam mal.
E para completar o pacote de maluquices que fazemos com os nossos filhos, a gente finge que acredita que isso é para o bem deles, afinal, é assim que eles vão se comportar melhor, né?
Não, tá tudo errado. E o primeiro passo para corrigir tudo isso é bem simples: olhar, reconhecer e acolher a raiva que sentimos dos nossos filhos, às vezes.
Se começarmos a fazer esse movimento com mais frequência e empenho, os nossos corações irão se acalmar com mais frequência, antes de precisarmos tomar uma medida tão rasa como nos vingar dos nossos próprios filhos.
Comece por aqui, diga aí nos comentários o que faz você sentir raiva do seu filho e que sempre leva você a se vingar!
Ah, eu tenho um canal no Telegram, onde envio áudios exclusivos e informações super importantes só por lá. Chega mais, é só clicar no link abaixo!
1 comentário em “Por Que Você Quer Se Vingar do Seu Filho?”
O que me faz sentir raiva da minha filha (5 anos) é quando ela não faz o que precisa ser feito em determinado momento, principalmente quando estamos atrasadas para algum compromisso.