Por Que Você Quer Se Vingar do Seu Filho?

"Por que queremos fazer os nossos filhos se sentirem mal quando fazem algo errado? Por que precisamos sempre nos vingar dos nossos filhos nessas horas?"
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter

Senta aqui, vamos conversar. Preciso ter uma conversa séria com vocês.

Essa é uma dúvida recorrente, e muitas pessoas já falam que para fazer com que os nossos filhos se comportem bem, elas precisam se sentir bem.

Mas eu pergunto a vocês: de onde vem essa ideia de que nós precisamos fazer com o que os nossos filhos se sintam mal?

Você já pensou sobre isso?

O que faz você pensar que esse é o caminho? Você nem ninguém quer pensar sobre isso, porque a resposta é um pouco indigesta: vingança.

Sim, vingança.

Quando os seus filhos fazem algo que você considera muito errado, e que lhe causa um mal estar ou incômodo profundo, você sente raiva do seu filho. E se você já está pensando que estou escrevendo isso para fazer você se sentir culpado (ou culpada), pense novamente. Sentir raiva dos filhos é algo perfeitamente normal.

O problema é que sentir raiva dos filhos (como eu eventualmente sinto também) é algo que a sociedade promove como proibido, quase um pecado capital da parentalidade. E como nos envergonhamos de sentir isso, tratamos de não olhar para esse sentimento e partir logo para a ação: nos vingar, fazendo com que os nossos filhos se sintam mal.

E para completar o pacote de maluquices que fazemos com os nossos filhos, a gente finge que acredita que isso é para o bem deles, afinal, é assim que eles vão se comportar melhor, né?

Não, tá tudo errado. E o primeiro passo para corrigir tudo isso é bem simples: olhar, reconhecer e acolher a raiva que sentimos dos nossos filhos, às vezes.

Se começarmos a fazer esse movimento com mais frequência e empenho, os nossos corações irão se acalmar com mais frequência, antes de precisarmos tomar uma medida tão rasa como nos vingar dos nossos próprios filhos.

Comece por aqui, diga aí nos comentários o que faz você sentir raiva do seu filho e que sempre leva você a se vingar!

Ah, eu tenho um canal no Telegram, onde envio áudios exclusivos e informações super importantes só por lá. Chega mais, é só clicar no link abaixo!

https://t.me/paizinhovirgula

 

Newsletter

Não perca o melhor do Paizinho no seu email.

Comentários

  • Iluska disse:

    O que me faz sentir raiva da minha filha (5 anos) é quando ela não faz o que precisa ser feito em determinado momento, principalmente quando estamos atrasadas para algum compromisso.

  • Thiago Queiroz

    Thiago Queiroz

    Sou Thiago, marido e pai. Também sou outras coisas, mas praticante mesmo, só marido e pai. Meus filhos, Dante, Gael e Maya, nasceram em casa e, desde o nascimento do Dante, mergulhamos no ativismo pelo parto e pela criação com apego. Hoje, sou líder do grupo de apoio para criação com apego: API Rio, e também educador parental certificado para disciplina positiva.
    >

    Baixe agora o app do Paizinho, Vírgula!

    É grátis! Tenha acesso a todos os meus conteúdos na sua mão e outros conteúdos exclusivos que só sairão no app

    X