fbpx

Por Que Você Quer Se Vingar do Seu Filho?

"Por que queremos fazer os nossos filhos se sentirem mal quando fazem algo errado? Por que precisamos sempre nos vingar dos nossos filhos nessas horas?"

Senta aqui, vamos conversar. Preciso ter uma conversa séria com vocês.

Essa é uma dúvida recorrente, e muitas pessoas já falam que para fazer com que os nossos filhos se comportem bem, elas precisam se sentir bem.

Mas eu pergunto a vocês: de onde vem essa ideia de que nós precisamos fazer com o que os nossos filhos se sintam mal?

Você já pensou sobre isso?

O que faz você pensar que esse é o caminho? Você nem ninguém quer pensar sobre isso, porque a resposta é um pouco indigesta: vingança.

Sim, vingança.

Quando os seus filhos fazem algo que você considera muito errado, e que lhe causa um mal estar ou incômodo profundo, você sente raiva do seu filho. E se você já está pensando que estou escrevendo isso para fazer você se sentir culpado (ou culpada), pense novamente. Sentir raiva dos filhos é algo perfeitamente normal.

O problema é que sentir raiva dos filhos (como eu eventualmente sinto também) é algo que a sociedade promove como proibido, quase um pecado capital da parentalidade. E como nos envergonhamos de sentir isso, tratamos de não olhar para esse sentimento e partir logo para a ação: nos vingar, fazendo com que os nossos filhos se sintam mal.

E para completar o pacote de maluquices que fazemos com os nossos filhos, a gente finge que acredita que isso é para o bem deles, afinal, é assim que eles vão se comportar melhor, né?

Não, tá tudo errado. E o primeiro passo para corrigir tudo isso é bem simples: olhar, reconhecer e acolher a raiva que sentimos dos nossos filhos, às vezes.

Se começarmos a fazer esse movimento com mais frequência e empenho, os nossos corações irão se acalmar com mais frequência, antes de precisarmos tomar uma medida tão rasa como nos vingar dos nossos próprios filhos.

Comece por aqui, diga aí nos comentários o que faz você sentir raiva do seu filho e que sempre leva você a se vingar!

Ah, eu tenho um canal no Telegram, onde envio áudios exclusivos e informações super importantes só por lá. Chega mais, é só clicar no link abaixo!

https://t.me/paizinhovirgula

 

Thiago Queiroz

Thiago Queiroz

Psicanalista, pai de quatro filhos, escritor, palestrante, educador parental, host dos podcasts Tricô e Pausa pra Sentir (dentre outros), autor dos livros "Queridos Adultos", "Abrace seu Filho", "A Armadura de Bertô" e "Cartinhas para meu pai", participou também do documentário internacional "Dads".

Newsletter

Não perca o melhor do Paizinho no seu email. De graça

Veja esses conteúdos também!

Fazer exercício “Na força do ódio”? | #shorts

Quem me acompanha por aqui e no instagram, sabe que eu tenho adotado hábitos mais saudáveis e feito exercício físico todos os dia. Por isso eu convido vocês a refletirem sobre como a gente encara o exercício como um sofrimento, algo que a gente odeia. Assista a conversa completa em: ========================= Para conhecer mais do

Leia mais »

Faça isso quando seu filho pedir algo. #shorts

Quando nossos filhos nos pedem algo, eles estão expressando a sua vontade, o seu desejo. E isso é legítimo. Nós também desejamos coisas. Isso não quer dizer que vamos atender essa vontade, mas validar esse desejo já ajuda muito. Embarque nos pedidos deles, imagine juntos e você vai ver como melhora o comportamento e diminui

Leia mais »

Os homens e a sobrecarga materna. #shorts

O episódio do chilique dessa semana falou sobre a saúde mental materna e como os homens precisam estar atentos às companheiras. ========================= Para conhecer mais do meu trabalho, clica aqui http://paizinho.link/links ==CRÉDITOS== Direção: Hugo Benchimol Edição e Pós-Produção: @ducashow Revisão: Evelyn Martins #parentalidade #filhos #paisefilhos #criacaocomapego #maternidade

Leia mais »

Bebês agem dessa forma. | #shorts

A maioria das tretas na pracinha são por conta das disputas de brinquedos entre bebês, quando na verdade, os bebês não tem muito a noção do que é brincar junto ou que aquele brinquedo é do outro. Falei sobre todas essas tretas no vídeo abaixo: ========================= Para conhecer mais do meu trabalho, clica aqui http://paizinho.link/links

Leia mais »

Comentários

1 comentário em “Por Que Você Quer Se Vingar do Seu Filho?”

  1. O que me faz sentir raiva da minha filha (5 anos) é quando ela não faz o que precisa ser feito em determinado momento, principalmente quando estamos atrasadas para algum compromisso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *