fbpx

Quebrando os paradigmas de uma paternidade tradicional

"Ser um pai responsável significa assumir um compromisso duradouro de cuidar, educar e orientar os filhos."

Apesar de ainda discreta, estamos acompanhando a mudança do papel do pai na vida dos filhos. A tradicional ideia de um pai distante e provedor está sendo substituída por uma paternidade onde os pais se envolvem na rotina de cuidado com os filhos, estabelecendo também o vínculo emocional que é tão importante para que as crianças se desenvolvam emocionalmente.

Ao mudar o olhar de que ser pai não se trata apenas de ser um provedor financeiro e incluí-lo como corresponsável pelas tarefas e temas que envolvem a criação dos filhos, mudamos a estrutura da sociedade que sempre delega o cuidado às mulheres.

Pais podem construir uma relação emocional sólida com os filhos e criar um vínculo emocional tão profundo quanto o das mães. Para isso, é essencial que os pais estejam presentes e disponíveis, respondendo às necessidades físicas e emocionais dos filhos.

Esse vínculo emocional é construído através do cuidado. Os pais devem ser capazes de atender as necessidades básicas, entender as emoções dos filhos, oferecer apoio e orientação, e ser um porto seguro emocional para eles.

O cuidado não se limita apenas a momentos felizes, mas também inclui estar presente nos momentos difíceis, na adaptação escolar, nas idas ao pediatra, nas vacinas, nas idas ao pronto-socorro, por exemplo.

Ser um pai responsável significa assumir um compromisso duradouro de cuidar, educar e orientar os filhos.

Isso implica em estar envolvido em todas as fases do desenvolvimento, buscando informações, pesquisando e se inteirando sobre os temas e desafios relacionados à idade.

Se eu tivesse que resumir todas essas responsabilidades em uma palavra, seria PRESENÇA. Pais precisam estar presentes, nos cuidados, na rotina escolar, nas decisões, no dia a dia, nos períodos difíceis, nos momentos desafiadores.

Precisam buscar e estar verdadeiramente interessados em conhecer e participar da vida dos filhos, em todos os aspectos.

Essa, infelizmente, ainda é a exceção, por isso se faz tão necessário o debate e reflexão sobre esse tema em todos os espaços da sociedade.

Eu, há alguns anos, tenho promovido esse debate a respeito do papel fundamental dos pais na vida dos filhos, não apenas em minhas redes sociais, mas também em encontros, eventos, empresas e escolas.

Onde você já viu esse tema ser debatido? Vamos ampliar essa conversa em mais espaços?

Thiago Queiroz

Thiago Queiroz

Pai de quatro filhos, escritor, palestrante, psicanalista em formação, educador parental, host dos podcasts Tricô de Pais e Vai Passar, autor dos livros "Queridos Adultos", "Abrace seu Filho" e "A Armadura de Bertô", e participou do documentário internacional "Dads".

Newsletter

Não perca o melhor do Paizinho no seu email. De graça

Veja esses conteúdos também!

Chilique Cast #07 – Tretas de Crianças

Tretas de crianças! Até que ponto é natural e quando precisamos intervir? Nesse episódio Titi Muller e Thiago Queiroz falam sobre as tretas clássicas da infância. Brigas entre irmãos, crianças ou mordem os coleguinhas, treta de parquinho, disputa de brinquedos e por aí vai. Vem com a gente Chilicar sobre esse tema que faz parte

Leia mais »

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

QUER MAIS CONTEÚDO?

assine agora e receba o melhor sobre relacionamentos e infância, de graça!