fbpx

Sentidos do Ninar

"Na hora de embalar o filho para dormir, cantar uma música pode ter mais significados do que imaginamos. Leia esse belo relato do Thiago de Moraes sobre a rotina de sono dele com seu filho."

Quando o Frederico nasceu, passei a fazer ele dormir no colo, com a cabeça em meu ombro, entoando uma musiquinha. Às vezes só a melodia, às vezes cantava baixinho alguma letra. Após algum tempo, e confesso que perdi o marco onde tudo isso mudou, cantarolei uma música instrumental específica, e que nos marcou bastante.

Raramente fico obcecado por alguma música, mas anos atrás ouvi uma na TVE, executada por Hique Gomez, e nunca mais esqueci. Não sabia o nome, em que ocasião foi tocada ou ela inteira. Estava zapeando por canais quando parei, fascinado, no violino do Hique. Depois, quando passei a buscar a música por aí, lembrava de pequenas parcelas do todo e, mesmo assim, para mim eram inesquecíveis. Após muita busca, encontrei a bendita na internet, por puro acaso. Chama-se “Guedali”, executada por Hique Gomez na peça Teatro do Disco Solar. Pude ouvir, finalmente, aquela bela música.

“Guedali” foi, portanto, a música que cantarolei para o Frederico uma vez e que o fez adormecer rapidamente. Não sei se pelo fato de a música ser longa ou pelo fato de ter lhe agradado a melodia. O fato é que sempre uso a mesma, seja com ele agitado ou calmo, para fazê-lo dormir. Pode ser no início ou no final do ritual, mas sempre uso. Ele já entende que é a música do sono. O que me intriga mais não é o fato de ele dormir calmamente ao final dela ou de sua repetição, mas sim o motivo de eu tê-la escolhido. Ainda hoje, que ele tem quase três anos, “Guedali” funciona muito bem.

De alguma forma, acredito que eu tenha buscado, mesmo que inconscientemente, algo que me transmitisse calma, conquista, ternura, e que me lembrasse de uma busca que, afinal, concluí, e que apaziguou a alma para sempre. Talvez o encontro com a tal música e o nascimento do Frederico sejam gêmeos separados alguns anos do nascimento, e que finalmente puderam se encontrar. Talvez eu queira projetar o melhor dos meus desejos e encontros pela vida no meu filho e, me acalmando com tudo isso, também lhe transmito essa.

Talvez, no fundo, aquela busca por não sei o quê tenha terminado. Passo, agora, a conviver com a alegria do que foi encontrado, ninando, nesse ritual de sono, a nossa existência, o nosso futuro e os nossos sonhos.

Thiago de Moraes

Thiago de Moraes

Pai do Frederico e do Henrique e companheiro da Carol. Escreve porque a paternidade transborda.

Newsletter

Não perca o melhor do Paizinho no seu email. De graça

Veja esses conteúdos também!

Fazer exercício “Na força do ódio”? | #shorts

Quem me acompanha por aqui e no instagram, sabe que eu tenho adotado hábitos mais saudáveis e feito exercício físico todos os dia. Por isso eu convido vocês a refletirem sobre como a gente encara o exercício como um sofrimento, algo que a gente odeia. Assista a conversa completa em: ========================= Para conhecer mais do

Leia mais »

Faça isso quando seu filho pedir algo. #shorts

Quando nossos filhos nos pedem algo, eles estão expressando a sua vontade, o seu desejo. E isso é legítimo. Nós também desejamos coisas. Isso não quer dizer que vamos atender essa vontade, mas validar esse desejo já ajuda muito. Embarque nos pedidos deles, imagine juntos e você vai ver como melhora o comportamento e diminui

Leia mais »

Os homens e a sobrecarga materna. #shorts

O episódio do chilique dessa semana falou sobre a saúde mental materna e como os homens precisam estar atentos às companheiras. ========================= Para conhecer mais do meu trabalho, clica aqui http://paizinho.link/links ==CRÉDITOS== Direção: Hugo Benchimol Edição e Pós-Produção: @ducashow Revisão: Evelyn Martins #parentalidade #filhos #paisefilhos #criacaocomapego #maternidade

Leia mais »

Bebês agem dessa forma. | #shorts

A maioria das tretas na pracinha são por conta das disputas de brinquedos entre bebês, quando na verdade, os bebês não tem muito a noção do que é brincar junto ou que aquele brinquedo é do outro. Falei sobre todas essas tretas no vídeo abaixo: ========================= Para conhecer mais do meu trabalho, clica aqui http://paizinho.link/links

Leia mais »

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *