fbpx

Sobre a Ressignificação do Irmão do Meio

"Um irmão do meio pode ser muito mais do que as pessoas falam sobre irmãos do meio, e cabe a nós, pais e mães, encorajarmos os nossos filhos nesse sentido."

Desde a chegada da Maya, teve uma pessoinha que apresenta alguma dificuldade para se reencontrar na dinâmica familiar: o Gael.

Claro, o Dante foi afetado, mas bem menos. Afinal, ele já sentiu esse impacto com a própria chegada do Gael. Mas o fato é que o nosso filho do meio ainda aparenta ter dificuldade para encontrar o seu lugar.

Some isso a toda uma sociedade que estigmatiza o irmão do meio, temos um prato cheio de reações raivosas, ciumentas, ressentidas e possessivas de uma criança que sequer entende o que está acontecendo com ela e com sua família.

Eu lembro que o Gael, até pouco tempo, rejeitava o título de “irmão do meio”. Ele queria ser o “irmão mais velho do meio” , e nós respeitávamos essa narrativa dele – além de acharmos fofinho.

Só que fomos percebendo que isso dizia mais do que as meras palavras “irmão mais velho do meio”. Isso dizia muito sobre o que ele pensava sobre si: ele não se sentia bom o suficiente como o irmão mais velho, Dante, tampouco pequenino como a irmã mais nova, Maya.

Ele também queria fazer as coisas de “criança grande” e se frustrava muito quando via o Dante conquistando novas habilidades incríveis, como ler, escrever e andar de bicicleta sem rodinhas.

É aí que entra o dilema materno/paterno: precisamos celebrar as conquistas do mais velho, mas sem ignorar o sofrer do irmão do meio.

Foi então que começamos a celebrar as coisas que o Gael já conseguia fazer, encorajando-o pelo que ele conquistara até então, como a capacidade de se vestir sozinho, escovar os dentes, dar cambalhotas, contar piadinhas e tudo mais.

Aos poucos, começamos a ver nele o orgulho de ser ele mesmo voltando com força. E, nossa, como isso é bonito. É emocionante.

Mas foi só há poucos dias que o Gael, sozinho comigo no carro disse, do nada:

— Papai, eu sou o irmão do meio.

— Ah, é, filho?

— Sim!

— E irmãos do meio fazem coisas especiais?

— Sim, são os irmãos do meio que adoram contar piadas e comer ketchup.

Senti os olhos marejados de emoção, ao ver uma chama de orgulho próprio se acendendo novamente dentro daquele irmão do meio.

Cabe a nós, pais e mães, entendermos como podemos encorajar os nossos filhos a serem mais do que as caixinhas que eles acabam entrando. Ser irmão do meio nunca pode ser uma limitação por si só, apenas uma das tantas características incríveis que o meu filho tem.

Thiago Queiroz

Thiago Queiroz

Pai de quatro filhos, escritor, palestrante, psicanalista em formação, educador parental, host dos podcasts Tricô de Pais e Vai Passar, autor dos livros "Queridos Adultos", "Abrace seu Filho" e "A Armadura de Bertô", e participou do documentário internacional "Dads".

Newsletter

Não perca o melhor do Paizinho no seu email. De graça

Veja esses conteúdos também!

Nossos filhos sentem a nossa energia | Paizinho, Vírgula!

Nesse vídeo vou falar um pouco como as crianças reagem as energias que a gente transmite, vamos conversar sobre como as crianças observam nós, os adultos, e o que a ciência tem a falar sobre isso. ========================= Para conhecer mais do meu trabalho, clica aqui http://paizinho.link/links ==CRÉDITOS== Direção: Hugo Benchimol Ass. de Produção: Tami Watermann

Leia mais »

Comentários

2 comentários em “Sobre a Ressignificação do Irmão do Meio”

  1. Cara ! Estou passando por isso na minha casa. A mais velha já tem seu espaço garantido e a pequena Maya (sim, minha caçula também é Maya) já chegou chegando. Complicado, mas seguimos tentando acertar. Adorei o post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

QUER MAIS CONTEÚDO?

assine agora e receba o melhor sobre relacionamentos e infância, de graça!