fbpx

Paizinho Indica:

Terra Mare

Devir Brasil

+ 14 anos (editora)

+ 7 anos (minha opinião)

40 minutos

2-4 JOGADORES

Competitivo

+ 14 anos

40 minutos

2-4 jogadores

Competitivo

Compre o jogo de uma loja parceira! É rápido, seguro e você ainda apoia o meu trabalho!

Terra Mare é, definitivamente, um dos meus jogos preferidos de colocação de peça.

Nele, a disputa acontece basicamente entre a terra e o mar, onde, numa partida para 2 jogadores, cada um controla uma dessas partes numa batalha acirrada para ver quem domina mais o cenário.

Como funciona? Você começa o jogo com duas peças hexagonais de terreno na mão. Preciso fazer um parêntese aqui, para dizer o quão linda é a ilustração de cada peça, fazendo com que cada partida seja única. E mais: as peças são frente e verso, ou seja, você tem, com 2 peças na mão, 4 possibilidades de colocação de peça.

Na sua vez, você deve jogar uma das peças da sua mão para dar continuidade ao mapa que você e seu oponente estão construindo. Depois de jogar, existem algumas ações especiais que algumas peças permitem executar, como jogar de novo ou roubar uma peça do amiguinho, mas no geral, você só joga sua peça e repõe sua mão até ter 2 peças novamente.

Qual o objetivo? Fechar as suas áreas correspondentes, no melhor estilo Carcassonne. Ou seja: se você controla terra, sempre que um pedaço de terra estiver totalmente completo, formando uma ilha, você ganha 1 ponto por peça dessa ilha, mais 1 ponto por cada marca de X que algumas peças possuem.

A partida acaba quando a última peça for colocada e, quem tiver mais pontos, ganha a partida.

O que impressiona é que, apesar de extremamente simples, é um jogo lindo e que se torna rapidamente tenso, quando você tenta fechar as suas áreas, mas sem ajudar muito seu oponente a fechar as áreas dele. Divertido demais e recomendo de olhos fechados esse lançamento da Devir Brasil.

Ah, vale dizer que esse jogo possui formas de jogar com 3 e 4 jogadores, e formas mais avançadas de jogar, mas eu preciso dizer que, para mim, ele brilha em 2 jogadores, e o modo básico de jogar já brilha demais na mesa.

Por fim, também dá para jogar com crianças de 7 anos, pela minha experiência.

Veja esses jogos também!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Thiago Queiroz

Thiago Queiroz

Psicanalista, pai de quatro filhos, escritor, palestrante, educador parental, host dos podcasts Tricô e Pausa pra Sentir (dentre outros), autor dos livros "Queridos Adultos", "Abrace seu Filho", "A Armadura de Bertô" e "Cartinhas para meu pai", participou também do documentário internacional "Dads".