fbpx

5 Dicas para o Home office com filhos

"Crianças querendo atenção, chorando no meio da reunião, prazos apertados e lista de tarefas para terminar. Como conciliar tantas demandas ao mesmo tempo sem surtar?"

Conciliar o trabalho e os filhos em casa é um desafio diário que muitos profissionais que trabalham em home office ou que empreendem enfrentam, principalmente depois da pandemia. 

Trouxe 5 dias que me ajudaram por aqui:

1. Crie uma rotina

É importante que os dias tenham uma previsibilidade. Se a criança se sente segura com o ritmo do dia, ela entende melhor o seu período de trabalho e sabe o que vai acontecer. Se for possível, tenha um momento junto com ela antes de começar a trabalhar.

2. Faça pausas regulares

Assim como no ambiente de trabalho costumamos fazer pausas, podemos parar para tomar uma água ou café e aproveitar para interagir um pouco com as crianças.

3. Você será interrompido

Algumas interrupções vão acontecer e isso deve ser encarado de forma natural, afinal, elas também acontecem no local de trabalho presencial. Só que no lugar dos colegas de trabalho, as crianças vão querer falar alguma coisa com você. 

4. Estabeleça comunicação

Sinalize para a criança aqueles momentos excepcionais e importantes onde você não pode ser interrompido. Pode ser um bilhete colado na porta ou podem combinar um sinal. Ajuda muito avisar com antecedência sobre esses momentos.

5. Defina um lugar para trabalhar

O local de trabalho, que pode ser uma mesa ou um espaço na casa, já sinaliza para a criança que enquanto você estiver ali, está trabalhando e menos disponível.


E tenha paciência. Aos poucos a criança vai entendendo a rotina e aos poucos vocês vão criando uma dinâmica própria. Tem um vídeo no nosso canal do youtube sobre isso se quiser saber mais.

Espero que essas dicas ajudem.

Com carinho,

Thiago Queiroz

Thiago Queiroz

Thiago Queiroz

Pai de quatro filhos, escritor, palestrante, psicanalista em formação, educador parental, host dos podcasts Tricô de Pais e Vai Passar, autor dos livros "Queridos Adultos", "Abrace seu Filho" e "A Armadura de Bertô", e participou do documentário internacional "Dads".

Newsletter

Não perca o melhor do Paizinho no seu email. De graça

Veja esses conteúdos também!

O que esperar dos avós? | Paizinho, Vírgula!

E quando os nossos filhos não recebem atenção dos avós ou não como os outros netos? Situação difícil, não é? Trouxemos a dúvida de uma seguidora e falamos sobre esse tema tão delicado mas que é comum para muitas famílias. Vem conferir e comente se já passou por algo parecido ou se esse vídeo te

Leia mais »

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

QUER MAIS CONTEÚDO?

assine agora e receba o melhor sobre relacionamentos e infância, de graça!