Jogos de Papel e Caneta para a Quarentena

"Nada melhor que dicas de jogos de papel e caneta para nos entretermos com os nossos filhos durante o afastamento social da quarentena do coronavírus!"
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter

Se você está em dúvida sobre o que fazer com os seus filhos em casa durante esse período afastamento social, calma! Eu tenho algumas dicas para você, mas lembre-se que é muito importante que você #fiqueemcasa nessa quarentena!

Na verdade, como precisamos de ideias para entreter os pequenos sem gastar dinheiro, eu pensei em dividir com vocês alguns jogos de papel e caneta. Não tem nada muito complexo e muita coisa você provavelmente já jogou quando criança, só precisa adaptar para ficar mais simples para os pequenos.

Ao final do post, você encontrará um botão para fazer o download do pdf para impressão. Assim, você pode imprimir as minhas sugestões e usar direto com os seus filhos, se preferir!

Jogo do Detetive

Esse é o clássico jogo das sombras, onde você desenha apenas a silhueta dos objetos ou animais, e a criança precisa adivinhar. Como eu não gosto de transformar tudo em competição, o objetivo aqui é apenas desvendar as sombras, sem essa de terminar primeiro ou fazer mais pontos. Depois, dependendo da idade da criança, dá para propor que ela faça suas próprias sombras para os adultos adivinharem.

 

Jogo da Corrida Maluca

Outro clássico, né? Todo mundo já jogou isso durante as aulas – não façam isso, crianças! A diferença é que eu faço aqui uma pista mais simplificada, sem punições para quem bate na parede ou nos obstáculos. A minha intenção aqui é só entreter mesmo e ajudar os pequenos a melhorar a coordenação motora.

Se você nunca jogou, é bem simples: cada “corredor” tem uma caneta, de preferência, de cor diferente. Então, na sua vez, você segura com o dedo indicador a caneta em pé, na vertical. Em seguida, com o outro dedo indicador, você dá um “peteleco” na base da caneta. Isso vai fazer um risco no papel, que é o “rastro” do seu carro. Então, você pode fazer um pontinho no final desse traço, indicando onde o seu carro está. Agora, é a vez do próximo jogador, e você repetem esses passos até o primeiro chegar na linha de chegada!

 

Jogo dos Quadrados

Ah, esse é um dos meus preferidos da infância! É obviamente uma versão simplificada da batalha naval, para crianças pequenas. Aqui, a criança precisa saber pelo menos as letras e os números para jogar, ou, no caso do Gael que não sabe, ele acaba ficando no meu time contra o Dante. É muito divertido!

Aqui, ao invés de “encouraçado” ou “submarino” eu só chamo de “quadradão” e “palitinho”. Então, os diálogos são bem engraçados, do tipo:

— Ah, não, você acertou uma parte do meu quadradão!

— Eita, você quase acertou o palitinho!

E sim, eu costumo dar dicas para eles, para eles saberem que estão próximos do alvo. Outro detalhe é que eu faço um quadriculado menor, com apenas 5 quadrados de altura e 5 quadrados de largura, para não demorar muito. Agora, se você tem um filho maior, vale aumentar o quadriculado e inserir novas formas!

 

Jogo dos Pontinhos

Esse é o jogo em que você precisa conectar os pontos até fechar os quadradinhos. Quando fecha, pinta de uma cor que é somente sua. No final, não contamos os pontos, apenas observamos a cor predominante e tentamos imaginar o que a figura se parece a partir daquele mosaico todo colorido!

Como no jogo anterior, eu coloco menos pontinhos, para a partida não demorar muito. Nesse caso, são 6 pontinhos de largura e 6 pontinhos de altura, mas você pode aumentar se perceber que o seu filho consegue acompanhar. Quanto maior o quadriculado nesse jogo, mais interessante vai ficar a imagem no final da partida!

 

Jogo da Velha

Nem precisa explicar, né? Esse é o clássico dos clássicos, e sempre rende muita risada por aqui. A única coisa que eu gosto sempre de lembrar é que você não está jogando com outro adulto, e sim uma criança. Então, pega leve!

 

E vocês? Que outros jogos de papel e caneta têm praticado por aí? As possibilidades são infinitas, e a única regra é se divertir com os pequenos!

 

Newsletter

Não perca o melhor do Paizinho no seu email.

Comentários

  • Marina disse:

    Adorei joguei com a minha mãe e eu adorei ❤❤❤❤

  • Katia kurianski disse:

    Olá , gostei bastante do post. Tenho um canal no youtube o VemKaJogar, e para esta quarentena criei uma Serie de vídeos com jogos de Papel e Caneta. Todos estão convidados a conhecer, jogar e se divertir muito. Abraços, Kátia

  • Cláudia disse:

    Adorei as dicas! Tem também o jogo da forca e adedonha… Aqui tem ajudado muito a passar o tempo.

  • Thiago Queiroz

    Thiago Queiroz

    Sou Thiago, marido e pai. Também sou outras coisas, mas praticante mesmo, só marido e pai. Meus filhos, Dante, Gael e Maya, nasceram em casa e, desde o nascimento do Dante, mergulhamos no ativismo pelo parto e pela criação com apego. Hoje, sou líder do grupo de apoio para criação com apego: API Rio, e também educador parental certificado para disciplina positiva.
    >

    Baixe agora o app do Paizinho, Vírgula!

    É grátis! Tenha acesso a todos os meus conteúdos na sua mão e outros conteúdos exclusivos que só sairão no app

    X