Pais – O Melhor Documentário Sobre Paternidade Que Você Verá

"Uma fascinante imersão na paternidade moderna, este documentário reúne depoimentos de pais ao redor do mundo, com Will Smith, Neil Patrick Harris e mais!"
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter

Eu sempre tive um sonho, que era assistir a um documentário sobre paternidade que demonstrasse modelos positivos, de pais que estão participando ativamente da vida de seus filhos, que se envolvessem afetivamente e, principalmente, que estivessem disponíveis emocionalmente para os seus filhos.

Já sabia que esse sonho seria difícil de atingir, mas nunca, nem em meus sonhos mais doidos, eu imaginaria que esse documentário existiria, e que eu faria parte dele. Sim, eu também estou no Pais, um documentário dirigido e produzido pela Bryce Howard, para a Apple TV+.

O filme apresenta as histórias de 5 pais, e consegue trazer uma visão bastante diversa como um pai que fica em casa com os filhos, outro pai que teve que lutar contra condições de saúde do filho, um pai no Japão que mudou toda sua vida pela paternidade, tem a minha própria história cheia de encontros e desencontros, e também a história de dois pais gays que adotaram seus filhos.

Além disso, o filme mostra um lado que poucos conhecem de celebridades como Will Smith, Jimmy Fallon, Neil Patrick Harris. Temos a oportunidade de vê-los falarem sobre a paternidade, e isso dá também um tom leve ao filme, principalmente entre uma história e outra dos pais “não famosos”.

Não quero dar muitos spoilers sobre o filme, porque eu quero que você assista, mas gostaria de contar como foi o processo de participar desse filme! Eles estavam procurando pais pelo mundo que estivessem envolvidos ativamente na criação de seus filhos, mas que também produzissem conteúdo para a internet sobre isso.

Eles entraram em contato comigo janeiro de 2019 e fizemos uma entrevista longa, de mais de duas horas de duração, onde eu contei sobre a minha vida, a minha paternidade e o meu trabalho. Eles gostaram de tudo, mas depois fiquei uns 6 meses sem saber de notícias deles.

Foi quando, no final de julho de 2019, recebi um novo e-mail, dizendo que eles adoraram a entrevista, mas que estavam com o prazo de filmagem super apertado e que gostariam de nos visitar para gravar tudo em duas semanas. Assim, desse jeito, como quem tira um curativo de uma vez só.

Depois de me recuperar do baque e a alma voltar ao corpo, claro que eu topei, e já me preparei para a maratona de dois dias intensivos de gravações. Sim, eles vieram dos EUA com uma equipe de 5 pessoas para filmar a minha família aqui em casa, durante dois dias seguidos!

Apesar de ficarmos receosos, afinal, a Maya ainda era uma bebê pequena, eles foram super respeitosos e, na maioria das vezes, mal percebíamos que estávamos sendo gravados. A equipe filmou basicamente a nossa rotina, desde o café da manhã, até a hora que eu os coloco para dormir.

No dia seguinte, algumas gravações adicionais foram feitas, mas o foco mesmo foi nas entrevistas, e ficamos algumas horas respondendo às perguntas da equipe. E não só eu, como a Anne também, que respondeu lindamente a várias questões sensíveis sobre o problema do machismo e da licença paternidade no Brasil, por exemplo.

E se não fosse legal o suficiente, eles ainda curtiram muito a ideia de eu ter um podcast de paternidade, o Tricô de Pais, e pediram para chamar meus amigos para gravarmos um episódio para que eles pudessem registrar esse momento. Imagina a festa que foi para mim, para o Thiago Berto e para o Victor Ourives!

Então, chega de falar! Só fica meu aviso final: separe uma caixinha de lenços porque você vai se emocionar várias vezes, inclusive com a minha história, eu aposto.

Como assistir

É bem simples! “Pais” é um filme original da Apple TV+, que é a plataforma de streaming da Apple. Você pode assistir de uma destas três formas:

  1. usando algum aparelho da Apple, como iPhone, iPad e etc.
  2. na sua Smart TV (Samsung e LG dão suporte para você instalar o app da Apple TV+)
  3. direto no computador, acessando tv.apple.com

Você também pode pegar um plano grátis de 7 dias, então pode assistir o filme sem dor de cabeça!

Newsletter

Não perca o melhor do Paizinho no seu email.

Comentários

Thiago Queiroz

Thiago Queiroz

Sou Thiago, marido e pai. Também sou outras coisas, mas praticante mesmo, só marido e pai. Meus filhos, Dante, Gael e Maya, nasceram em casa e, desde o nascimento do Dante, mergulhamos no ativismo pelo parto e pela criação com apego. Hoje, sou líder do grupo de apoio para criação com apego: API Rio, e também educador parental certificado para disciplina positiva.
>

Baixe agora o app do Paizinho, Vírgula!

É grátis! Tenha acesso a todos os meus conteúdos na sua mão e outros conteúdos exclusivos que só sairão no app

X