fbpx

Paizinho Indica:

Papayoo

Grok Games

+ 7 anos (editora)

+ 8 anos (minha opinião)

30 minutos

3-8 JOGADORES

Competitivo

+ 7 anos

30 minutos

3-8 jogadores

Competitivo

Compre o jogo de uma loja parceira! É rápido, seguro e você ainda apoia o meu trabalho!

Se você curte um carteado, vem comigo pra conhecer o Papayoo, o jogo que vinha fazendo muito buzz nos boardgames aqui no Brasil, principalmente por ser um jogo bem difícil de encontrar. Daí, a Grok Games, num golpe de mestre, foi lá e trouxe o jogo pro Brasil!

Papayoo é um jogo insano, acho que essa palavra resume bem. Se você já jogou Copas (ou Hearts, pra quem jogava muito o joguinho que vinha no Windows), você vai reconhecer toda a base dele em Papayoo.

Em uma frase: Papayoo é Copas com esteróides.

A ideia aqui é a de um jogo de vazas normal, ou seja, você tem os naipes das cartas, deve seguir os naipes que o jogador da vez joga e, caso você não tenha mais cartas daquele naipe, você pode jogar qualquer outro naipe, ou o naipe especial, que se chama “payoo”.

Como todos os jogos de vaza clássicos, ganha as cartas da vez a pessoa que jogar a carta mais alta dentro do naipe que o jogador da vez lançou. A diferença aqui é que você não quer fazer pontos (ganha quem tiver menos pontos), e as cartas de naipe comum não somam nenhum ponto. As cartas que somam pontos são as do naipe “payoo”, ou seja, são dessas cartas que você precisa se livrar de todo jeito, forçando seus oponentes a levá-las nas vazas que eles ganharem.

Além disso, a cada rodada, é sorteada a carta “papayoo”, que será sempre uma carta de número 7 de algum dos naipes normais. Durante essa rodada inteira, essa será a carta que valerá nada mais, nada menos do que 40 pontos! Sim, isso tudo. Lembra que eu falei de Copas com esteróides? Pois é. Nesse jogo, é fácil você começar achando que vai se dar bem e terminar somando mais de 100 pontos.

Eu, particularmente, gosto de jogos com uma cadência mais tranquila, ainda mais em jogos de vaza. Por isso que eu penso que esse deve ser um jogo ótimo para se jogar em galera, quase como se fosse um party game de vazas, até porque o jogo funciona para até 8 jogadores.

Se você tem uma galera que gosta de se reunir para jogar party games, eu sugiro fortemente que você tente jogar Papayoo com eles!

Para crianças, as de 8 anos conseguem jogar tranquilo, mas eu ainda assim preferiria jogos com uma cadência mais tranquila para jogar com filhos e família, como o próprio Copas original.

Mesmo assim, Papayoo continua na coleção, com um lugar especial no coração.

Veja esses jogos também!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Thiago Queiroz

Thiago Queiroz

Psicanalista, pai de quatro filhos, escritor, palestrante, educador parental, host dos podcasts Tricô e Pausa pra Sentir (dentre outros), autor dos livros "Queridos Adultos", "Abrace seu Filho", "A Armadura de Bertô" e "Cartinhas para meu pai", participou também do documentário internacional "Dads".