Notas de Tradução – Criação com Apego

"A criação com apego tem como essência uma retomada à criação baseada por instinto, que já era praticada por nossos ancestrais. Esse estilo de criação visa estabelecer vínculos saudáveis entre os pais e seus filhos, que perduram pela vida inteira."
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter

A Attachment Parenting International é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1994, com o objetivo de dar suporte a todos os pais a criar vínculos seguros com seus filhos, por toda a vida. A longo prazo, o objetivo é fazer com que o mundo tenha mais compaixão. Desde então, uma grande rede foi criada no mundo inteiro, onde pais compartilham experiências e obtêm suporte para a criação de seus filhos.

A API criou os oito princípios da criação com apego, que vão ao encontro da teoria levantada pelo Dr. William Sears, também conhecida por attachment parenting, traduzido para o português como criação com apego. Contudo, é importante notar que esse estilo de criação não é novo, pois é praticado pela humanidade há milhares de anos e, portanto, a partir de observação, a teoria em volta da criação com apego foi criada.

A criação com apego tem como essência uma retomada à criação baseada por instinto, que já era praticada por nossos ancestrais, e garantiu nossa sobrevivência, como espécie. Esse estilo de criação visa estabelecer vínculos saudáveis entre os pais e seus filhos, que perduram pela vida inteira. Além disso, ao longo das últimas décadas, muitos estudos foram conduzidos por diversas áreas da medicina, tais como psicologia e neurociência, embasando os princípios da criação com apego com demonstrações dos efeitos positivos de suas práticas.

É sempre bom ter em mente que os princípios abaixo devem ser encarados como orientações. Não é intenção da API a criação de outro manual sobre como criar seus filhos, da mesma maneira que existem muitos outros por aí. Manuais são falhos, e a API preza por dizer que você deve entender os princípios envolvidos e aplicar o que melhor se adequa à sua realidade familiar, pois uma família é diferente da outra. Ao mesmo tempo, é importante ter em mente que os mesmos princípios vêm sendo praticados há anos, e muitas famílias felizes se devem a isso.

Compre o meu livro e ganhe uma dedicatória personalizada!

O texto que segue é uma tradução livre feita por mim, dos oito princípios da criação com apego, conforme estabelecidos pela Attachment Parenting International. O texto original pode ser encontrado aqui: API Principles of Parenting.

A minha intenção de traduzir os princípios foi de conceder acesso à informação para quem não domina a língua inglesa, considerando que há pouquíssimo material disponível em nossa língua sobre criação com apego. Dito isto, devo informar que tentei respeitar ao máximo o texto original durante a tradução, e isto quer dizer que os links foram mantidos, e estes estão em inglês. Como trata-se de uma tradução completa, existem pontos que eu, particularmente, discordo e, nessas ocasiões, farei comentários ao próprio texto, manifestando minhas opiniões.

Finalmente, só tenho um pedido a fazer a você, leitor: leia as seguintes páginas com coração e mente abertos. Encare tudo como um convite à reflexão. Você irá se surpreender.

PS: esta tradução está sempre sob revisão, para melhor adequação à nossa língua. Se você encontrar algo que deva ser corrigido, ou melhorado, por favor, entre em contato comigo através do seguinte e-mail, ou você pode fazer comentários nos próprios posts.

Newsletter

Não perca o melhor do Paizinho no seu email.

Thiago Queiroz

Thiago Queiroz

Sou Thiago, marido e pai. Também sou outras coisas, mas praticante mesmo, só marido e pai. Meus filhos, Dante, Gael e Maya, nasceram em casa e, desde o nascimento do Dante, mergulhamos no ativismo pelo parto e pela criação com apego. Hoje, sou líder do grupo de apoio para criação com apego: API Rio, e também educador parental certificado para disciplina positiva.

Assine a minha newsletter!

Não perca nenhum conteúdo e melhor: de graça, no seu email